Com uma herança orgulhosa de 130 anos para olhar para trás, a Alpina , a empresa de relógios suíça famosa por seu distinto triângulo vermelho, patenteou várias inovações e calibres ao longo de sua rica herança. Em 1883, o relojoeiro Gottlieb Hauser fundou a Swiss Watchmakers Corporation, onde alguns dos relojoeiros mais qualificados do mundo uniram forças para comprar e desenvolver seus próprios componentes de relógio. A Alpina Ebauche Factory em Genebra criou Ebauches que formaram a base dos calibres do fabricante, posteriormente desempenhando um papel integral no desenvolvimento dos primeiros movimentos Alpina que viriam.
Ramificando-se para países do Leste e Norte da Europa, o nome Alpina logo se tornou oficial quando apareceu visualmente na superfície de mostradores de relógios de alta qualidade. O primeiro cronômetro Ebauche fabricado pela Alpina com um escape Glashütte foi desenvolvido em 1912. Por volta do ano de 1921, a Alpina começou a fornecer instrumentos de cronometragem para militares. Relógios de piloto desenvolvidos com tiras que se prendiam facilmente sobre o uniforme da Força Aérea eram um recurso indispensável para esta linha de trabalho. Reforçando a confiança da Alpina na produção de relógios confiáveis e de alta qualidade, a garantia internacional de relógios foi criada. Apenas 7 anos depois disso, o relojoeiro patenteou sua própria coroa, que foi exibida no primeiro relógio esportivo da pulseira. Aparafusado para reduzir a quantidade de poeira através de suas aberturas, o desenvolvimento foi uma inovação revolucionária para sua época.
O Alpine 4 foi lançado em 1938 e ostentava 4 características principais; Tecnologia antichoque e antimagnética, uma liga de aço inoxidável e impermeabilidade. Quando a Alpina comemorou seu 70º aniversário em 1953, a empresa combinou essas características com movimentos robustos como os calibres 592 e 598, estabelecendo padrões em precisão e qualidade. O Alpine 4 Chronograph foi lançado em 1959 e apresentava um telêmetro que podia medir a distância de uma corrida ou esqui usando a velocidade do som. Relógios Alpine como o Diver 10 Seastrong prometiam um calibre automático com 17 rubis, uma luneta giratória para medir o tempo de descompressão decorrido e um selo à prova d'água em 1969.
A marca suíça conseguiu manter o fabricante independente durante a crise do quartzo, sobrevivendo ao reduzir seu tamanho para a Suíça e a Alemanha bem a tempo para Frederique Constantin comprar a empresa e permitir que o fabricante continuasse. Além de inovações recentes como o Alpina Smartwatch , a empresa também criou o Alpiner X, um smartwatch híbrido, equipado com recursos que incluem um altímetro, barômetro, GPS conectado, bússola, indicador UV e um termômetro.
Hoje, a Alpina continua a equipar os pulsos de engenheiros, esportistas e aventureiros com relógios de alto desempenho consistentemente alojados em designs robustos, resistentes às intempéries e à corrosão. Graças a uma nova fábrica construída especialmente para esse fim em Genebra, a Alpina pode continuar a construir e testar seus relógios em um ambiente de alta tecnologia. Os modelos das coleções Seastrong Diver , Alpiner , Smartwatch e Startimer continuam sendo alguns dos mais populares até o momento. Projetados para enfrentar as mais exigentes condições externas, os relógios Alpina para homens e mulheres possuem as qualidades necessárias para uso em grandes altitudes nos céus e grandes profundidades debaixo d'água.