Logo Time66

A História da Grand Seiko



Fundada no Japão em 1960, a fabricante de relógios Grand Seiko é caracterizada por um alto grau de cuidado, simplicidade e perfeição em cada detalhe. Por trás de um design purista inspirado na beleza da natureza japonesa estão excelentes movimentos de fabricação com precisão excepcional. Relógios que são montados e ajustados manualmente por mestres relojoeiros e agradarão os amantes da alta relojoaria.

TIMELINE DOS MODELOS ICÔNICOS
  1. 3081 Grand Seiko 3081
    1960


    O primeiro Grand Seiko foi um grande avanço. O novo calibre 3180 tinha uma precisão de mais 12 a menos 3 segundos por dia e oferecia uma reserva de marcha de 45 horas. Foi o primeiro relógio no Japão a cumprir o padrão de excelência dos Bureaux Of...

    Leia Mais

  2. Self-Dater Cal. 430 Grand Seiko Self-Dater Cal. 430
    1964


    O Grand Seiko de 1960 foi um grande sucesso, mas a equipe de design estava determinada a escalar novos patamares em busca de seu objetivo de criar o relógio ideal. Apenas quatro anos após a criação do primeiro Grand Seiko, o Grand Seiko Self-Dater...

    Leia Mais

  3. 44GS Grand Seiko 44GS
    1967


    Lançado em 1967, o 44GS contava com o mais alto nível de precisão de qualquer relógio de 5 batidas de corda manual do mundo. Em poucos anos, a Grand Seiko deu passos extraordinários em direção a seu objetivo. O design do 44GS incluiu muitos aspect...

    Leia Mais




    62GS Grand Seiko 62GS
    1967


    O primeiro modelo de corda automática da Grand Seiko. A coroa foi rebaixada e colocada na posição de 4 horas para enfatizar que a corda manual não era necessária.

    ...

    Leia Mais

  4. 61GS Grand Seiko 61GS
    1968


    O primeiro modelo Grand Seiko de corda automática com um movimento de 10 batidas por segundo.

    ...

    Leia Mais




    45GS Grand Seiko 45GS
    1968


    Um modelo de corda manual de 10 batidas por segundo com um movimento mais fino. Assim como o modelo automático 61GS, ele forneceu um nível mais alto de precisão, o que o tornou mais estável em diferentes situações de uso. O calendário com data apr...

    Leia Mais




    61GS V.F.A Grand Seiko 61GS V.F.A
    1968


    O 61GS foi o modelo principal da Grand Seiko desde sua estreia em 1968 até 1975. Colocado em produção na fábrica da Grand Seiko em Suwa, o 61GS substituiu o 62GS e apresentou o movimento Grand Seiko série 6100 de corda automática e alta batida. Ao...

    Leia Mais

  5. 6146-8010 Grand Seiko 6146-8010
    1969


    O Grand Seiko ef.6146-8010 é apelidado no Japão de Karakusa 「唐草」 ou mais comumente de Arabesco devido ao design intrincado ao redor do logotipo GS às 6 horas. O 6146-8010 foi produzido por apenas 1 ano, de 1969 a 1970. O mais exclusivo é uma impre...

    Leia Mais




    19GS Grand Seiko 19GS
    1969


    O primeiro relógio Grand Seiko destinado ao público feminino com um movimento de 10 batidas por segundo e alta precisão.

    ...

    Leia Mais

  6. SBGW263 Grand Seiko SBGW263
    2020


    A lenda de c Diz a lenda que, há cerca de mil anos, um velho que vivia onde hoje é Shizukuishi começou a ouvir um som estranho vindo das profundezas de um enorme e velho cedro. As pessoas rastrearam sua origem no que parecia ser uma caverna sem fu...

    Leia Mais

Avaliação
5,0
baseado em 2 avaliações

5 estrelas - 2
4 estrelas - 0
3 estrelas - 0
2 estrelas - 0
1 estrelas - 0
Avaliar
Últimos comentários

O Primeito Grand Seiko

Sugimento

Desde o início, a ideia era simples, mas sua realização foi repleta de desafios. A ideia era construir um relógio que fosse tão preciso, durável, fácil de usar e bonito quanto humanamente possível. Enquanto o Crown da Seiko e outros relógios mecânicos da década de 1950 estavam constantemente melhorando e se tornando cada vez mais populares, a equipe reunida para criar o Grand Seiko sabia que, com tempo e recursos, eles precisavam, e poderiam, ir mais longe.

1960

O lançamento do primeiro Grand Seiko em 1960

O primeiro Grand Seiko foi um grande avanço. O novo calibre 3180 tinha precisão de +12 a -3 segundos por dia e oferecia uma reserva de energia de 45 horas. Foi o primeiro relógio no Japão a estar em conformidade com o padrão de excelência dos Bureaux Officiels de Contrôle de la Marche des Montres.

1964

O Grand Seiko Self-Dater

O Grand Seiko de 1960 foi um grande sucesso, mas a equipe de design estava determinada a escalar novos patamares em busca de seu objetivo de criar o relógio "ideal". Apenas quatro anos após a criação do primeiro Grand Seiko, o Grand Seiko Self-Dater foi introduzido. A ênfase estava na praticidade. Ele tinha uma função de calendário e resistência à água melhorada até 50 metros, e foi projetado para ser tão prático no escritório quanto bonito à noite.

O resultado foi chamado de Grand Seiko Self-Dater, equipado com um desenvolvimento do 3180 que incorporou uma data de ajuste rápido, acompanhado por um aumento na contagem de joias de 25 no 3180 para 35 no Self-Dater's 430. Veremos no devido tempo até que ponto todas essas joias adicionais são totalmente funcionais.

Este relógio de segunda geração intensificou o jogo um pouco e é sem dúvida o modelo mais intimamente associado ao que veio a ser considerado o arquetípico Grand Seiko de corda manual. Em 1965, o movimento 430 instalado naqueles primeiros 43999 Self-Daters foi renomeado para 5722A, com o próprio relógio recebendo a designação numérica de modelo 5722-9990. Mais refinamentos viriam na revisão B do 5722, mais notavelmente um aumento na taxa de batimento para 19800 bph, mas em sua essência, este Grand Seiko de segunda geração se sustentou de 1964 a 1967 com a chegada do 44GS produzido pela Daini e do primeiro Grand Seiko automático, o bastante lindo 62GS .


Década de 1960. Uma década de mudanças.

O estabelecimento da filosofia de design Grand Seiko

Lançado em 1967, o 44GS tinha o mais alto nível de precisão de qualquer relógio de corda manual de 5 batidas do mundo. Em apenas alguns anos, a Grand Seiko fez progressos extraordinários em direção ao seu objetivo. O design do 44GS incluía muitos aspectos que foram passados ​​para os relógios Grand Seiko de hoje.

O 44GS estabeleceu o visual que a Grand Seiko continua até hoje. Era uma ideia de design complexa, com regras sobre proporção, acabamento, ângulos e todos os outros aspectos do design e ficou conhecida como o Estilo Grand Seiko. De fato, havia três princípios básicos e nada menos que nove elementos necessários para alcançá-los. Nenhum outro relógio teve tanta influência no caráter da Grand Seiko e todos os modelos Grand Seiko subsequentes compartilham o mesmo brilho e charme únicos do 44GS porque todos eles expressaram o Estilo Grand Seiko.


O ESTILO GRAND SEIKO

O rápido desenvolvimento dos relógios mecânicos da Grand Seiko

Ao longo da década, a coleção Grand Seiko cresceu e novos calibres foram continuamente introduzidos. Em 1967, a Grand Seiko revelou o 62GS, o primeiro Grand Seiko automático, seguido em 1968 pelo automático 10 beat 61GS e o manual 10 beat 45GS.

Impulsionada pelas exigências da época e pelas novas possibilidades apresentadas pela tecnologia, a precisão dos relógios se tornou uma obsessão global e a competição nos testes de cronômetro se intensificou.

Tendo vencido todas as competições de cronômetro no Japão, a equipe da Grand Seiko olhou para o exterior em busca de novos desafios e os testes de cronometria do observatório suíço graciosamente admitiram suas inscrições em 1964. Nos anos que se seguiram, as classificações melhoraram constantemente, tanto no 'concours' de Neuchâtel quanto no de Genebra. Em 1968, os movimentos da empresa receberam o prêmio geral como os melhores relógios mecânicos na competição do observatório de Genebra e o mundo viu que os movimentos que encontrariam seu caminho para a Grand Seiko estavam entre os melhores do mundo.

Esses resultados não foram acidentais. Graças às habilidades de relojoaria em constante aprimoramento, à invenção de novas ligas e componentes e à paixão por criar o relógio "ideal", a Seiko e, mais especificamente, a equipe Grand Seiko fizeram uma contribuição definitiva e duradoura para a elevação dos padrões globais da relojoaria mecânica. Graças às suas ligas Spron exclusivas, o torque e a durabilidade de suas molas principais foram aprimorados e possibilitaram o aumento da taxa de oscilação do volante para 10 batidas por segundo para aumentar significativamente a precisão de seus relógios. O desafio de um relógio hi-beat viável foi cumprido. Uma série de relógios especialmente ajustados elevou ainda mais o nível e estabeleceu novos padrões de precisão ao longo do tempo, sendo menos suscetíveis a mudanças de posição e outras influências externas.

O nível de precisão era surpreendente, com uma variação de menos de ±2 segundos por dia ou ±1 minuto por mês. Tendo perseguido a meta de precisão até o limite do que era possível na época, a equipe da Grand Seiko deu aos seus modelos de ultra-alta precisão o nome "Grand Seiko Very Fine Adjusted". O 61GS VFA e o 45GS VFA se tornaram lendas.

1967 - 44GS

 A Daini Seikosha (agora Seiko Instruments) produziu seu primeiro relógio Grand Seiko. Foi o primeiro modelo a incorporar o conceito de design exterior do Grand Seiko Style que perdura até hoje.


1967 - G267

O primeiro modelo Grand Seiko automático. A coroa foi recuada e colocada na posição de 4 horas para enfatizar o fato de que não era necessário dar corda manualmente.


1968 - 61GS

O primeiro modelo automático Grand Seiko com movimento de 10 batidas.


1968 - 45GS

Um modelo manual de 10 batidas, com um movimento mais fino. Como o automático 61GS, ele oferecia um nível mais alto de precisão que o tornava mais estável em diferentes situações de uso. O calendário de datas apresentava um mecanismo de mudança instantânea.


1968 - 19GS

O primeiro relógio Grand Seiko para mulheres com um movimento de alta precisão e 10 batidas.


1969 - 61GS VF

Este modelo de super alta precisão buscou explorar os limites mais distantes da precisão em um relógio mecânico. Ele entregou uma taxa mensal de ± um minuto.

1970 - 56GS

Depois da precisão, a redução do tamanho foi o próximo desafio para a Grand Seiko. Este calibre era de corda automática e, embora tivesse apenas 4,5 mm de altura, ele mantinha a alta precisão de seus predecessores. A finura não era apenas um desafio para engenheiros. "Fácil de usar" era parte do conceito de relógio "ideal" e este relógio mais fino se encaixava melhor no pulso.


1970 - 61GS Especial

O Grand Seiko Special buscava um padrão de precisão ainda mais alto, mais exigente até do que o padrão GS da época.


1972 - 19GS VFA

Visando a maior precisão possível em relógios mecânicos femininos, este modelo apresentou uma taxa de precisão mensal de ± dois minutos.

O desenvolvimento do quartzo Grand Seiko

O primeiro relógio de quartzo da Grand Seiko

Em 1988, nasceu o primeiro relógio de quartzo Grand Seiko, o 95GS. Ele superou em muito o desempenho de todos os relógios de quartzo regulares com sua precisão de ±10 segundos por ano. O segredo, como sempre com a Grand Seiko, era a capacidade de fabricar cada componente internamente. Usando cristais de quartzo cultivados em suas próprias instalações e à sua maneira, a equipe da Grand Seiko conseguiu selecionar apenas os osciladores que exibiam desempenho superior em resistência à temperatura, resistência à umidade e resistência ao choque, para produzir movimentos com a maior precisão possível.

A busca pelo relógio de quartzo ideal.

A Grand Seiko cria o melhor relógio de quartzo.

Embora o primeiro relógio de quartzo Grand Seiko tenha sido excepcional, ele não saciou o entusiasmo da equipe Grand Seiko em ir além e criar o relógio de quartzo "ideal". Em 1993, apenas cinco anos após a chegada do primeiro relógio de quartzo Grand Seiko, o Calibre 9F83 foi concluído. Este relógio de quartzo incorporou quatro inovações principais, o Backlash Auto-Adjust Mechanism, o Twin Pulse Control System, o Instant Date Change Mechanism e a construção do escudo protetor. Ele buscou incorporar o que a Grand Seiko considerava as qualidades essenciais de um relógio de pulso, a saber: precisão, beleza, legibilidade, durabilidade e facilidade de uso. A Grand Seiko não poupou esforços nos detalhes, tornando este o auge da relojoaria de quartzo.


O MOVIMENTO DE QUARTZO 9F

O desenvolvimento continuou

Em 1997, a Seiko revelou a série 9F6, com um nível superior de design de caixa que tornou os relógios de quartzo Grand Seiko ainda mais confortáveis ​​de usar.

2003 viu a criação de uma nova série de relógios de quartzo cuja resistência ao magnetismo era de notáveis ​​40.000 A/m. Esta série utilizou um design exterior avançado e novas técnicas de revestimento que permitiram que sua precisão de ±10 segundos por ano não fosse afetada pela proximidade de computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Uma nova geração de relógios mecânicos

Estabelecendo um novo padrão

Em meados dos anos 1990, era o momento certo para uma nova geração de relógios mecânicos Grand Seiko. A tecnologia de fabricação de relógios da empresa havia avançado, os gostos haviam mudado e o tempo havia passado.

A princípio, pensou-se que melhorias simples nos movimentos mecânicos existentes seriam suficientes, mas o objetivo do relógio "ideal" levou a equipe da Grand Seiko a ir além. Os designers do movimento descartaram o plano original em favor de um design totalmente novo que apresentava novos desafios em todas as áreas da arte da relojoaria tradicional. Em 1996, o movimento 9S estava pronto para ser testado.


O movimento mecânico 9S

Em 1990, a Grand Seiko submeteu seus movimentos aos testes de precisão conduzidos pelo Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres (COSC), o instituto oficial de testes de cronômetros da Suíça. Três dos quatro primeiros protótipos passaram e, logo depois, 50 movimentos de produção foram submetidos ao COSC e todos eles atenderam aos padrões do instituto.

Foi um sucesso, mas foi um sucesso pelos padrões que a equipe Grand Seiko estabeleceu para si mesma? A equipe decidiu criar seu próprio e novo GS Standard em um nível mais alto do que qualquer padrão público da época. Para atender a esse padrão, são necessários mais testes, em mais posições por um período mais longo e em mais temperaturas. É um padrão ouro que todo relógio mecânico Grand Seiko, até hoje, deve atingir.

A precisão é apenas um aspecto do relógio "ideal". Um relógio ideal deve ter uma reserva de energia que seja a mais longa possível. Em uma época em que a maioria dos relógios entregava 40 horas, a Grand Seiko estabeleceu seu padrão em 50 horas.

Para atingir maior precisão e uma reserva de energia mais longa, foram necessárias inovações em materiais, design, técnicas de fabricação e montagem. Novas ligas foram projetadas, técnicas usadas anteriormente na fabricação de semicondutores foram adaptadas à relojoaria, novas instalações foram construídas e nenhuma despesa foi poupada. O 9S foi e, graças ao desenvolvimento contínuo, continua sendo um dos melhores calibres mecânicos do mundo. O Calibre 9S51 e o Calibre 9S55 foram criados em 1998. O Calibre 9S67 com uma 


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas