Logo Time66

Rolex Submariner


Compartilhar postagem:

O Rolex Submariner é um dos relógios mais emblemáticos de todos os tempos, e referência entre os relógios mergulhadores.

Assim como o relógio mergulhador da Blancpain, o modelo Fifty Fathoms, a primeira versão do modelo Rolex que mais a frente se chamaria de fato: Submariner, foi lançada no mesmo ano, em 1953.

Avaliar
Últimos comentários

Rolex Submariner

1953

Em 1953, a Rolex lançou o modelo Turn-O-Graph com a referência 6202. Diferentemente dos Turn-O-Graph e Thunderbird posteriores, a referência 6202 não era apenas um Datejust com bezel giratório, o Ref. 6202 foi o relógio precursor da lendária linha de relógios de mergulho da Rolex: o Submariner.

O desenvolvimento deste modelo pioneiro começou em 1953. Os primeiros modelos foram lançados oficialmente no mercado na Baselworld em 1954. No entanto, a Rolex considera que o ano de nascimento de seu icônico relógio de mergulho foi 1953, quando os primeiros modelos de produção foram concluídos.

O Rolex Turn-O-Graph Ref. 6202 é considerado o antecessor do Submariner, que estreou em 1953, e neste período a Rolex lançou três modelos  de grande sucesso da marca, o Turn-O-Graph, o Submariner e o Explorer.

A História do Rolex Submariner

Em 1953 foi também o ano em que a Rolex realizou estratégias de marketing memoráveis, embora arriscadas. O que é considerável, pois é uma marca que já tinha uma reputação impressionante.

Para encurtar a história, a Rolex decidiu que a melhor maneira de divulgar seus relógios à prova d’água a nível mundial seria demonstra-los em ação. Ação extrema.

Um desses exemplos foi quando a Rolex em 1953, testou o primeiro protótipo mergulhador, prendendo-o na parte externa do Submersível Batiscafo Trieste. O relógio foi testado pela primeira vez a 1.080 metros e depois submerso a 3.150 metros no mesmo ano.

E em 1960, a Rolex embarcou em uma segunda missão, com um segundo protótipo, que já tinha sido testado previamente, através câmaras de alta pressão, e em paralelo realizando uma série de ajustes e atualizações para melhorá-lo. Desta vez, o novo Rolex Deep Sea Special foi criado para resistir às condições mais extremas, tendo submergido a mais de 10.000 metros abaixo do nível do mar, completando o seu teste na Fossa das Marianas, o ponto mais profundo conhecido da Terra, com Jacques Piccard e Don Walsh.


1953 Ref. 6204

A Ref. 6204, foi o primeiro modelo Rolex a apresentar a palavra “Submariner” no mostrador. Uma única linha de texto, impressa acima das 6 horas, que mudaria todo o curso da história dos relógios esportivos

Nem todos os modelos 6204 possuem o Submariner no mostrador. Outras versões conhecidas incluem a descrição Sub-Aqua, produzido exclusivamente para o mercado britânico.

Pequenas evoluções do Ref. 6204

Os mostradores eram praticamente pretos lisos com acabamento dourado, mas alguns foram produzidos com textura de favo de mel.

Abaixo das 12 horas, as palavras “Rolex” e “Oyster Perpetual” aparecem em duas linhas, enquanto que nos modelos anteriores essas palavras “Oyster” e “Perpetual” eram mais espaçadas, e eram chamados de mostradores “split-logo”, nos modelos posteriores o texto está mais próximo.

No mostrador há um triângulo invertido às 12 horas e marcadores em forma de bastão às 3, 6 e 9 horas, e por fim marcadores de pontos para as horas restantes. Em volta do mostrador há um anel com marcações de minutos e segundos.

Esta primeira versão não foi produzida com os icônicos ponteiros esportivos “Mercedes” da Rolex, em vez disso, a ref. 6204 tem ponteiros pencil-shaped (lápis) e os segundos é um lollipop (pirulito), possui uma luneta giratória com uma inserção preta, mas sem graduações menores (hashings) para os minutos entre 0 e 15, que se tornariam padrão nos modelos posteriores.

1954/1955 Ref. 6205

A referência. 6204 esteve em produção apenas por um período muito curto de tempo e foi imediatamente sucedido pela primeira série do Ref. 6205 no início de 1954.

O 6205 foi o primeiro modelo com a palavra Submariner no mostrador, diferentemente do 6204 onde não existia e por isso recebeu o apelido de “mostrador limpo”. Fora desta mudança historicamente significativa, mas relativamente pequena, o mostrador é bastante parecido com a Ref. 6204. A Rolex produziu o case da Ref. 6205 mais grosso e aumentou um pouco a coroa para 6 mm. A primeira alteração foi puramente por razões estéticas, visando dar ao relógio uma aparência mais robusta, enquanto a segunda pretendia torna-lo mais funcional.

É a segunda série da Ref. 6205, também lançado em 1954, onde o Submariner que hoje conhecemos e amamos começa a tomar forma. A mudança mais significativa é, obviamente, a introdução dos ponteiros esportivos estilo Mercedes.

A Rolex irá ajustar o design desses ponteiros nos próximos anos, mas o Submariner já possui a sua identidade visual.

1955/1956 Ref. 6200 

O Ref. 6200 não possui o incremento convencional das numerações de referencias, pois ele foi lançado após a Ref. 6204 e Ref. 6205. A teoria popular é que ele estava em desenvolvimento ao mesmo tempo ou antes da Ref. 6204, mas foi retido. Mas, novamente, isso é apenas uma especulação.

Como a Ref. 6205, a Ref. 6200 foi produzido em duas séries distintas. E foi introduzida uma série de mudanças no Submariner, algumas das quais foram implementadas em modelos posteriores e outras não. O que há de mais distintivo na Ref. 6200 é que ele possui um dial estilo “Explorer”. Significa uma configuração de algarismos arábicos 3-6-9 substituindo os marcadores de bastão.

Para tornar as coisas ainda mais interessantes, existem duas variações deste mostrador (por isso a distinção da Série 1 e a Série 2). A Série 1 é a mais limpa das duas, com apenas o logotipo da Rolex abaixo das 12 horas e mais uma vez – sem motivo aparente – a palavra “Submariner” está ausente. Enquanto isso, a Série 2 apresenta um logotipo maior, bem como a designação Submariner acima das 6 horas. Todo o resto é praticamente igual ao Ref. 6205 em termos de mostrador e moldura.

A caixa, no entanto, é mais espessa e volumosa do que as referências anteriores e é a primeira a apresentar a “grande coroa” de 8 mm completa com a assinatura Brevet (patente). Essas duas mudanças combinadas aumentaram a resistência à água do relógio para 200 m, embora essa classificação de profundidade ainda não apareça em nenhum lugar do mostrador. No interior há um movimento atualizado na forma do calibre A296 de corda automática. Semelhante em muitos aspectos ao seu antecessor, mas com um diâmetro maior de 29,5 mm. Escusado será dizer que esta referência, com o seu invulgar mostrador Explorer, é também um dos relógios Rolex mais cobiçados e costuma atingir grandes números em leilões.

1955/1959 Ref. 6536 e 6538

Como você provavelmente já deve ter percebido, nos primeiros anos, a Rolex estava evoluindo o Submariner em ritmo acelerado. A cada dois anos, uma nova referência era lançada, com ajustes e atualizações sutis. Muito diferente do Rolex que conhecemos hoje. Invariavelmente houve alguma sobreposição entre a produção de modelos novos e existentes, e no caso do Ref. 6536 e a Ref. A fabricação do 6538 realmente aconteceu em paralelo. Embora, como você verá, essas duas referências sejam distintamente diferentes uma da outra em vários aspectos importantes.

Em primeiro lugar, a Ref. 6536/1 usa a caixa mais fina da Ref. 6205, bem como sua coroa de 6 mm. Como resultado, é classificado como resistente à água apenas até 100 m. O caso da Ref. 6538, entretanto, é mais parecido com a Ref. 6200 e apresenta a mesma coroa de 8mm com carimbo Brevet. E claro, sendo este Rolex, ambos foram produzidos em mais de uma versão. Na verdade, existem três versões distintas da Ref. 6536/1 e dois da Ref. 6538.

A primeira versão da Ref. 6536/1 introduziu o que hoje é comumente chamado de mostrador Submariner de “quatro linhas”. Significa “Rolex / Oyster Perpetual” às 12 horas e “100m = 330 pés / Submariner” às 6 horas. Esta é a primeira vez que a classificação de profundidade aparece em um mostrador do Submariner e se tornaria uma característica fundamental do modelo, assim como do posterior Sea-Dweller.

Fora essas mudanças, o mostrador é virtualmente idêntico aos modelos anteriores, embora os ponteiros esportivos da Mercedes tenham sido ajustados ainda mais e o ponteiro dos segundos tenha sido pintado de branco brilhante para torná-lo mais legível.

Da mesma forma, a moldura da primeira série permanece inalterada. Uma atualização importante neste modelo é a introdução do calibre automático 1030. O uso deste movimento mais fino significa que um fundo de caixa com fundo de bolha não é mais necessário, dando ao Ref. 6536/1 um perfil geral mais fino.

Outras duas versões da Ref. 6536/1 seguiria. O segundo introduziu o famoso triângulo vermelho invertido na moldura e um ponteiro de segundos ligeiramente ajustado (o gráfico redondo do lume foi reduzido em tamanho). Enquanto a terceira e última versão apresenta uma moldura com um triângulo vermelho e marcações entre 0 e 15 minutos. Embora supostamente nem todos os engastes hash apresentem o triângulo vermelho. "Por que?" você pergunta. Porque é Rolex.

1955/1959 Ref. 6538

Enquanto isso, a empresa também produzia simultaneamente o Ref. 6538, que novamente veio em múltiplas versões e novamente exibe variações sutis em sua irmã pequena coroa. Além da caixa mais robusta e da coroa maior, o Ref. 6538 ofereceu duas variações distintas de mostrador, comumente chamadas de “quatro linhas” e “duas linhas”. A versão de quatro linhas, na verdade, apresenta seis linhas de texto no mostrador, mas “seis linhas” parece bobo.

Assim, ignorando o texto “Rolex / Oyster Perpetual” às 12 horas, as quatro linhas referem-se a “200m=660ft / Submariner / Officially Certified / Chronometer” encontrado acima das 6 horas. Esta é a primeira vez que a certificação do cronômetro aparece no mostrador de um Submariner, mas como veremos em breve, ela não foi aplicada de forma consistente por algum tempo. A moldura é do tipo sem hash e apresenta o triângulo vermelho invertido. Esta é provavelmente uma das referências de relógios Rolex vintage mais conhecidas do mundo – fora o Paul Newman Daytona, é claro. Veremos o motivo em apenas um minuto.

A versão de duas linhas não apresenta um movimento certificado por cronômetro, portanto essas linhas adicionais de texto estão ausentes do mostrador. Alguns preferem assim porque significa que o mostrador fica menos lotado. O que ele tem, no entanto, é uma moldura hash completa com um triângulo vermelho, que pessoalmente considero mais impressionante visualmente do que a versão sem hash. Mas cada um com o seu.

1958/1962 - Ref. 5510 e 5508

Embora o número de referência de ambos os modelos comece com '55', eles se assemelham muito mais às referências 66XX anteriores do que às referências 55XX posteriores. Isso se deve em grande parte ao fato de eles estarem em produção ao mesmo tempo.

Na verdade, a Ref. 5510 – o último dos Rolex Submariners 'Big Crown' – é virtualmente idêntico ao Ref. de duas linhas. 6538 que abordamos na Parte 1. A principal diferença é que a Ref. O 5510 foi o primeiro Submariner a usar o calibre 1530 mais recente.

O relógio em si esteve em produção apenas por um ano e compartilha todas as mesmas características do Ref. 6538, incluindo ponteiros Mercedes, resistência à água de 200 m, etc.

Ao mesmo tempo, a Rolex também lançou o Ref. 5508, que é muito mais semelhante à Ref. 6536/1 também abordamos na Parte 1. Este modelo apresenta uma coroa menor e uma caixa mais fina, o que significa resistência à água de apenas 100m, em vez de 200m. Também podemos começar a ver evoluções sutis no mostrador, em termos de layout e texto. Mais notavelmente, o triângulo invertido na moldura faz a transição de um vermelho distinto para um prateado mais discreto; uma característica de design que chegou aos submarinistas modernos.

O 5508 é também a primeira referência do Submariner a passar a utilizar tinta de trítio para iluminar o mostrador, em vez de rádio. Até então, este último tinha sido o material de escolha da maioria dos fabricantes de relógios, até que os riscos para a saúde decorrentes da utilização de um material radioativo se tornaram aparentes.

Talvez o mais importante para os colecionadores seja o fato de que a Ref. O 5508, que cessou a produção por volta de 1962, é o último Submariner produzido sem guardas de coroa.


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas