Logo Time66

Rolex Oyster - O primeiro relógio de pulso à prova d'água


Compartilhar postagem:

Em 1926, a criação pela Rolex do primeiro relógio de pulso à prova dágua e à prova de poeira marcou um grande avanço. Chamado de Oyster, este relógio apresentava uma caixa hermeticamente fechada que proporcionava proteção ideal ao movimento.

Avaliar
Últimos comentários

A História do Rolex Oyster

O Ínicio


A marca Rolex mudou com Wilsdorf se estabelecendo em Genebra, Suíça, como Rolex Watch Company.

Mais tarde a marca se tornaria Montres Rolex, SA e finalmente Rolex, SA.   Wilsdorf criava relógios há apenas 21 anos antes do lançamento seminal da caixa Rolex Oyster em 1926. Foi um modelo revolucionário.

Com esse lançamento, a empresa foi imediatamente colocada em uma trajetória estratosférica. Comercializado como o primeiro relógio à prova d'água do mundo (embora a marca, junto com a maioria das outras do setor, prefira usar o termo resistente à água atualmente), a caixa Oyster foi uma revelação.

Não só estava à altura da tarefa prescrita, mas também ostentava uma estética icónica graças à luneta canelada e ao fundo da caixa, que foram incluídos por razões práticas: os entalhes na luneta e no fundo da caixa permitiam que ambos os componentes fossem aparafusados ao meio dela, usando uma ferramenta especial inventada pela Rolex, fechando assim hermeticamente a caixa.

Em 1927, a jovem secretária britânica Mercedes Gleitze entrou para os anais da relojoaria após protagonizar uma proeza esportiva que atraiu a atenção do mundo inteiro para o primeiro relógio impermeável. Aos 26 anos, ela atravessou o Canal da Mancha a nado com um Oyster. Depois de mais de dez horas nas águas geladas que separam a França da Grã-Bretanha, o relógio impermeável continuava a funcionar perfeitamente.

Cinco anos depois, Wilsdorf alcançou seu Santo Graal pessoal: criar um relógio de pulso com corda automática.  1931 viu o aparecimento do primeiro modelo Oyster Perpetual  à venda – o nome do modelo  ainda  adorna muitos mostradores de relógios Rolex até hoje.

Rolex Oyster

1931

Foi em 1931 que a Rolex desenvolveu e patenteou o primeiro mecanismo de corda rotativa automático conhecido como Oyster Perpetual.

O movimento, imagem abaixo, aproveitou a energia gerada pelo movimento do pulso do usuário para impulsionar o movimento.

Um peso oscilante em forma de meia-lua sobre um eixo enrolaria a mola principal e forneceria uma fonte constante de energia para o movimento, sem a necessidade de enrolá-la manualmente.

Os princípios usados ​​para desenvolver o Oyster Perpetual original ainda estão presentes nos movimentos que a Rolex usa hoje.

1933

Em 1933, os relógios Oyster acompanharam a Expedição Houston durante o primeiro voo sobre o Monte Everest a uma altitude superior a 10.000 metros (33.000 pés) em condições climáticas extremas.

Ao longo dos anos, o Air-King foi atualizado com características estéticas e técnicas, personificando a busca perpétua da Rolex pela excelência


1935

Senhor Malcolm Campbell

Na década de 1930, a Rolex e um dos pilotos mais rápidos do mundo, Sir Malcolm Campbell, uniram-se pela busca pela velocidade.

Em 4 de setembro de 1935, ao volante do Bluebird – e usando um relógio Rolex – este “rei da velocidade” estabeleceu um recorde de velocidade terrestre de mais de 300 milhas por hora (aproximadamente 485 km/h) em Bonneville Salt Flats, em Utah. Sir Malcolm quebrou o recorde mundial de velocidade nove vezes entre 1924 e 1935, incluindo cinco vezes em Daytona Beach, na Flórida..

1935

Uma carta para Rolex

“Já uso meu relógio Rolex há algum tempo e ele mantém a hora perfeita em condições um tanto extenuantes”, Sir Malcolm Campbell.


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas