Logo Time66

Rolex Explorer: construído para aventureiros


Compartilhar postagem:

Tudo começa em 1952. Era uma época onde exploradores em todo mundo estavam prestes a alcançar o ponto mais alto do planeta – o Monte Everest.

Muitas tentativas foram feitas e muitas vidas perdidas, mas os montanhistas britânicos do início da década de 1950 foram, em última análise, os homens que conquistariam a poderosa montanha.

A Rolex estava convencida de que queria seus relógios no cume e, por isso, em 1952, equipou os alpinistas britânicos com relógios Oyster de tamanho grande. Esses relógios eram o que os colecionadores hoje chamam de Pré-Exploradores, essencialmente protótipos do que viria a ser o Explorer.

Avaliar
Últimos comentários

Rolex Explorer

Um Rolex feito para conquistar o Everest

Em 1952, vários alpinistas viajaram para a fronteira entre o Tibete e a China como parte de uma viagem de pesquisa em preparação para conquistar o Everest em 1953.

O destino era uma montanha chamada Cho Oyu, 20km a oeste do Everest. No meio deste evento estavam alguns dos principais participantes da famosa expedição de 1953, incluindo Edmund Hillary, Charles Evans e Alfred Gregory.

Os relógios dados a esses alpinistas eram referência 6098. A documentação recentemente descoberta nos informa que a Rolex forneceu vinte 6098 para a equipe em dois lotes (os primeiros sete em 1952 para a equipe de pesquisa avançada e o segundo lote de treze para os membros restantes da expedição que não haviam participado da viagem de pesquisa no ano anterior).


Os grandes relógios bubbleback são mais conhecidos pelo apelido italiano – Ovettone e são relógios fundamentais no desenvolvimento do Explorer. A história começou no final da década de 1940 com os relógios da série 5020. Ovettone significa “ovo grande” em italiano e descreve os grandes fundos de caixa e cristais em forma de cúpula. A segunda série de Ovettone que a Rolex produziu foi a referência 6098 (os relógios Everest) que, como os relógios da série 5020, eram de construção monobloco (a caixa intermediária e a moldura eram feitas de um bloco de aço) e apresentavam o recém-projetado Super Oyster Crown, que não aparafusou, mas apenas empurrou como relógios normais. Os 6098 eram movidos pelo movimento perpétuo A296, que era muito grosso e, portanto, exigia um fundo de caixa proeminentemente abaulado. Os relógios 6098 também foram classificados como cronômetros e a precisão desses relógios foi um dos principais aspectos que a Rolex estava ansiosa para ver os resultados dos testes quando a equipe da expedição retornasse.

História do Rolex Explorer

Rolex Explorer 6298 conhecido como Everest Dials

Em 1953, a Rolex lançou o pré-Explorer aprimorado, referência 6298 . Este relógio agora tinha a nova caixa de três peças.

Esses relógios tinham caixa intermediária e moldura separadas. A luneta foi usada para fixar os novos cristais trópicos na caixa intermediária e criar um sistema de estanque.

A Super Oyster Crown anterior provou ser propensa a vazamentos e, portanto, os 6298s tinha a nova coroa rosqueada 'brevet +' de 6 mm aprimorada.

Ainda usando o calibre A296, o relógio manteve o grande fundo abobadado e é praticamente um ovettone. Tanto o 6098 quanto o 6298 apresentavam mostradores Rolex Oyster característicos da década de 1950 com faixa de minutos fechada, marcadores de horas em forma de seta aplicados e coroa Rolex aplicada. Os colecionadores referem-se a eles como 'Everest Dials' agora.

O 3-6-9 Black Dial

Embora tenha sido usado anteriormente, a Rolex lançou oficialmente o mostrador preto 3-6-9 com as referências 6150 e 6350 – os sucessores do 6098 e 6298.

Novamente, ambas as referências utilizaram o movimento A296 'big bubbleback' e o Ovettone.

A diferença foi o design do mostrador. Esta foi a verdadeira origem do que vemos hoje no Explorer. O triângulo invertido na parte superior do mostrador, o texto e a coroa Rolex impressos e os algarismos 3-6-9 pintados.

A adição de ponteiros padrão Mercedes também veio com as referências 6150 e 6350, embora houvesse relógios equipados com ponteiros 'lápis', como os vistos também na referência 6204/5 Submariner.

A única diferença entre esses dois modelos era que o 6150 era designado Precision e o 6350 era classificado como cronômetro (OFFICIALLY CERTIFIED CHRONOMETER – OCC). Usavam o mesmo movimento, mas o OCC foi ajustado para melhor precisão.

O 6350 também foi a primeira referência a usar o poderoso apelido – EXPLORER! Para muitos colecionadores, este relógio é o primeiro Explorer propriamente dito. Os colecionadores procuram particularmente a versão muito rara com mostrador em favo de mel, que é lindo!


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas