Fabricados pelos relojoeiros americanos Benrus, Hamilton e Marathon, estes relógios foram produzidos de 1967 até o final da década de 1980, quando os movimentos de quartzo se tornaram populares e substituíram os modelos mecânicos. Eles foram usados principalmente na Guerra do Vietnã, mas também podem ter sido usados em conflitos no Golfo Pérsico e em outros combates do Oriente Médio. Havia também alguns GG-W-113 "Waltham" no mercado, mas como a Waltham pediu falência em 1957, a existência desse modelo parece questionável.
Muitas vezes há alguma confusão entre a especificação GG-W-113 e seu antecessor MIL-W-3818B. Embora os dois relógios pareçam idênticos, o GG-W-113 foi emitido para pilotos militares, enquanto o MIL-W-3818B foi emitido para tropas de campo. Os movimentos MIL-W-3818B são geralmente considerados de qualidade inferior, sendo a principal diferença o número de jóias. Além disso, alguns modelos de tropas de campo não possuem a função hacking.
Todos esses relógios terão marcações no verso da caixa, incluindo tipo de contrato, número de estoque federal, número de peça de fabricação, número de contrato, mês e ano de fabricação e número de série. Essas marcações facilitam para quem deseja adquirir um produto identificar o fabricante e o ano de lançamento.