Vacheron Constantin Les Cabinotiers Celestia Astronomical Grand Complication 3600
|
|
Vacheron Constantin Métiers d'Art 'Les Aérostiers'
|
Jean-Marc VacheronConhecer a história de algumas das empresas relojoeiras mais icônicas é uma parte importante para desfrutar de relógios. O relojoeiro nascido em Genebra, Jean-Marc Vacheron, é responsável pela fundação de uma das empresas de relógios da 'santíssima trindade', a Vacheron Constantin. Nascido em 29 de abril de 1731, no centro da relojoaria dessa época, Jean-Marc estudou relojoaria enquanto crescia. Aos 24 anos, Jean-Marc contratou o seu primeiro aprendiz, demonstrando o seu compromisso em criar uma produção relojoeira duradoura, fundando assim a sua empresa. Após esta assinatura, em 17 de setembro de 1755, Jean-Marc começou a trabalhar no seu primeiro relógio. O relógio que ele produziu era um relógio de bolso prateado com escapamento de ouro assinado com seu nome “JC Vacheron”. Este relógio tornou-se o primeiro relógio produzido pela Vacheron Constantin. Jean-Marc esteve muito envolvido com a Era do Iluminismo, onde estudiosos e filósofos começaram a usar a razão e a lógica para avaliar e criar sistemas de ética, governo, religião e pensamento. Jean-Marc era amigo íntimo de Jean-Jacques Rousseau, um filósofo radicado em Genebra que estava na vanguarda da Teoria do Iluminismo Europeu. Rousseau escreveu frequentemente sobre a importância do artesanato; dando a Jean-Marc o crédito que ele acreditava que os relojoeiros mereciam. Aos 24 anos, Jean-Marc era considerado um dos relojoeiros cabinotier de Genebra. Estes foram alguns relojoeiros selecionados que criaram componentes de relógios para serem vendidos a outras empresas relojoeiras. Isso mostrou suas excelentes habilidades e a confiança que outros relojoeiros depositavam em seu trabalho. Em 1770, Jean-Marc criou a sua primeira complicação num relógio. Era um pequeno relógio de parede que exibia as funções de dia e data. Este tipo de relógio era extremamente raro durante este período. Jean-Marc também foi o primeiro a criar mostradores girados por motor em 1779. Esta foi uma técnica de criação de acabamento texturizado nos mostradores de relógios que foi adotada por muitos outros fabricantes de relógios.
|
|
Jean-Marc Vacheron's 1st watch (1755)Vacheron Constantin, este relógio com a assinatura J. M: Vacheron A GENEVE no movimento, é o único relógio conhecido que identifica o fundador da marca pelo primeiro nome. Com escape de roda da coroa, inclui ponteiros finamente trabalhados em ouro. O braço do contrapeso, a peça mais visível do movimento, também demonstra um elevado nível de destreza artesanal em arabescos delicados. Esta dupla norma técnica e estética forjou gradualmente a identidade da Maison.
|
|
A Revolução Francesa de 1789 fez com que a demanda despencasse e a fábrica de Genebra teve dificuldade em permanecer no mercado. François Constantin aderiu à linha Vacheron e abriu lojas na Europa e nos Estados Unidos com o lema “Faire mieux si Possible, ce qui est toujours Possible”. Desde então, a empresa passou a se chamar Vacheron & Constantin. Em meados do século XIX, a procura de relógios de alta qualidade nas fábricas de relógios de luxo era tão grande que Gerogues-Auguste Lechot, então diretor técnico, desenvolveu máquinas capazes de produção em massa. Para agilizar a produção e comercialização dos produtos, o trabalho manual foi complementado com a produção mecanizada. Em 1880, a Cruz de Malta foi registrada como logotipo da Vacheron Constantin no Instituto Federal Suíço de Propriedade Intelectual em Berna.
|
“Map of Italy” pocket watch cover - 1824A Vacheron Constantin produz muitas peças finas através da esmaltagem Grand Feu (“grande fogo”), uma técnica profundamente enraizada na tradição genovesa. Aqui, as imagens são produzidas através de aplicações cuidadosas de cores e queimas repetidas, em vez de pintura direta. No entanto, a marca também possui uma longa história de experiência em outros métodos de esmaltação. Por exemplo, entre os primeiros relógios famosos da Vacheron Constantin estava o seu relógio de bolso “Mapa da Itália” com tampa em esmalte champlevé . O esmalte Champlevé é criado esculpindo padrões em metal, preenchendo-os/pintando-os com mistura de esmalte e queimando. A arte inconfundível da Vacheron Constantin é claramente vista no relógio extremamente complexo “Mapa da Itália”.
|
|
Selo de GenebraEm 1901 os relógios da Vacheron Constantin receberam a marca “Geneva Seal”, uma nova forma de garantir a qualidade e reduzir a capacidade dos falsificadores de produzirem cópias tão convincentes. Hoje, o Selo de Genebra garante que um relógio seja produzido na região de Genebra e fabricado com a mais alta qualidade possível.
|
|
Vacheron Constantin – Relógio Pilot (1903)Após a morte de François Constantin, o visionário George Grandjean assumiu a gestão da empresa. Em 1903, ele foi contratado pelos irmãos Wright para construir um relógio portátil, que pudesse ajudar a controlar seu biplano motorizado chamado Wright Flyer. A Vacheron Constantin projetou um relógio de piloto robusto com movimento cronômetro de corda manual para os pioneiros da aviação “É um relógio de pulso redondo com as dimensões clássicas dos relógios de bolso da época, com mostrador assinado Vacheron Constantin e uma pulseira invulgarmente longa. Seu movimento com o número 287275 também é assinado pela Vacheron Constantin. Nos registros da Maison, faz parte de uma série de cinco movimentos cronômetros certificados fabricados em 1890 pela Manufatura de Genebra e vendidos no mesmo ano para a Vacheron Constantin de Nova York. Estes movimentos suíços - movidos por uma balança Guillaume e equipados com um regulador de precisão - foram adquiridos alguns anos mais tarde, em 1903, por JC Herkner, um relojoeiro nascido na Baviera e baseado em Dayton, a cidade de Ohio onde viviam os irmãos Wright. Daí vem a menção “Especialmente ajustado para JC Herkner pela V&C”, uma prática comum na época.”
|
|
The Chronometre Royal - 1907Em 1907, a Vacheron Constantin lançou sua linha de relógios de bolso Chronometre Royal. O Chronometre Royal era a oferta mais prática da marca e, ao contrário das suas ofertas mais vistosas e ornamentadas, o Chronometre Royal 1907 foi concebido para o uso diário. Além disso, o modelo estava disponível a um preço muito mais baixo do que as outras peças, dando acesso à marca a um segmento de mercado totalmente novo. A maioria das peças apresentava mostrador esmaltado e caixa em ouro, embora existam algumas peças raras em prata. A tampa da caixa foi decorada com um guilhoché de “grão de cevada” e ofereceu uma ornamentação de bom gosto à peça básica. O Chronometre Royal permaneceu em produção na forma de relógio de bolso até a década de 1930 e foi reavivado como relógio de pulso no final da década de 1950.
|
|
Vacheron Constantin e o Século XXSabemos que os relógios Vacheron Constantin foram muito apreciados desde o seu início, tendo pertencido a muitas famílias reais e outros membros da nobreza. Mas você sabia que a Força Expedicionária Americana encomendou alguns relógios de bolso da Vacheron Constantin? Na verdade, em 1918, a Vacheron Constantin entregou mais de 3.000 relógios de bolso cronógrafos de 60 segundos para uso na manutenção do sistema ferroviário na França funcionando de forma eficiente para entregar suprimentos onde quer que fossem necessários. É fácil esquecer que os comboios do início do século XX dependiam de relógios mecânicos para manter horários precisos, especialmente porque hoje em dia são controlados por sistemas informatizados muito mais eficientes.
A partir de 1910, a Vacheron Constantin começou a produzir relógios de bolso, além de relógios de pulso, muitos dos quais equipados com o LeCoultre Ebauche. Entre 1910 e 1930, a fábrica produziu vários relógios muito complexos, incluindo o impressionante relógio de bolso James Ward Packard (1918) e o Fuad I (1929), um relógio de bolso muito complexo feito de ouro de 18 quilates para o Egito. King Fouad I com calendário cronógrafo duplo com display de reserva de marcha, alarme, repetidor de minutos, Grand Sonnerie e Petit Sonnerie.
|
|
Vacheron Constantin - Wristwatch for the Maharaja of Patiala - 1916Durante 1914 e 1915, a empresa cria um pequeno movimento oblongo chamado “le tuyau” – o cachimbo. Com apenas 26 mm de comprimento e 6,5 mm de largura, foi o antepassado do movimento baguete, que foi notadamente utilizado em uma versão curva feita em 1916 para a pulseira desta senhora, peça única adquirida pelo Marajá de Patiala, Sir Bhupinder Singh. Feito de ouro e diamantes, destaca-se pelo engenhoso acabamento de sua caixa vazada, entalhada e gravada. Seu movimento baguete sobre uma base retangular curva permite que a hora seja visualizada de perfil. Doze algarismos arábicos adornam um mostrador em prata fosca.
|
|