Logo Time66

Os 12 Condenados



The Dirty Dozen - 1967 de Robert Aldrich é um filme que retrata as desventuras de 12 soldados fictícios durante a Segunda Guerra Mundial. É também, nos círculos de colecionadores de relógios, o nome dado a um grupo de 12 marcas de relógios que foram produzidos durante a WII – especificamente para soldados britânicos. Eles foram encomendados pelo Ministério da Defesa britânico (MoD) e que se tornaram relógios muito procurados e colecionáveis.

Avaliar
Últimos comentários

Vulcain Cricket Despertando

Um relógio pra combate,  simplificando, o relógio é descrito como resistente à água, ao choque e preciso. Em vez de ATP diz WWW como um "relógio à prova d'água". As exigências necessárias eram um mostrador preto, algarismos arábicos e legibilidade noturna. Além disso, deve haver trilhos de trem e cristais “inquebráveis”.

São significativamente diferentes dos relógios ATP anteriores, que possui um mostrador branco ou prateado. O ATP é menor em torno de 30-34 mm em comparação com a faixa de 35-38 mm da WWW.   

Treze empresas foram convidadas a fornecer estes novos relógios: Buren, Cyma, Enicar, Eterna, Grana, Jaeger-LeCoultre, Lemania, Longines, IWC, Omega, Record, Timor e Vertex. Doze deles lançaram suas próprias versões do relógio no final de 1945. A única empresa que não produziu foi a Enicar.


O Apelido


O apelido “Dirty Dozen” só foi aplicado a estes relógios décadas depois. O título é derivado do filme The Dirty Dozen - 1967,  é um filme sobre 12 criminosos designados para uma missão especial durante a Segunda Guerra Mundial. Vemos, entre outros, Lee Marvin e Charles Bronson estrelando este épico dirigido por Robert Aldrich.

O filme é frequentemente considerado o apogeu de um gênero da época que romantiza a Segunda Guerra Mundial. As atrocidades e o sofrimento são reduzidos em favor do heroísmo e da ação. Quentin Tarantino fez uma ode ao gênero em Bastardos Inglórios (2009). Na verdade, algumas cenas são referências diretas a The Dirty Dozen .


Caracteristicas


O briefing do Ministério da Defesa deixa muito espaço para interpretação, como pode ser visto nos relógios produzidos. As duas versões não são idênticas. Em primeiro lugar, eles vêm em uma ampla variedade de tamanhos. As versões Grana, IWC, JLC, Omega e Vertex são as menores, com 35 mm.  Longines é o maior com 38 mm. Outra diferença são os ponteiros, vimos muitas variações, desde  ponteiros  de seringa estreitos da Vertex até  grandes ponteiros de catedral da Longines e JLC. Os mostradores também não são os mesmos. Todos os ponteiros possuem pontas de seta exigidas pelo governo, mas também diferem na forma como foram implementados.  As caixas são muito diversas, alguns são feitas de aço inoxidável e outras são cromadas.

Hoje é quase impossível encontrar um exemplo bom estadi e não foi restaurado. O formato da caixa em si também varia de fabricante para fabricante. Vimos molduras escalonadas, molduras em cúpula e molduras planas e angulares. Por fim, todos possuem fundo de rosca, exceto o IWC.

Eles agora são tratados como itens colecionáveis. Especialmente as versões mais raras, geram muito dinheiro atualmente.


Uso durante a guerra

O relógio só chegou no final de 1945, então muitas pessoas não viram muita atividade. No total, foram produzidos aproximadamente 150.000 relógios. Eles foram direcionados para as forças especiais, principalmente operadores de rádio. Muitos não foram utilizados, mas uma parte foram para a guerra.  Após a guerra, o Departamento de Defesa teve um  pequeno número de WWWs. Curiosamente, eles foram vendidos a outros exérc


Você pode gostar
Os Ponteiros

Ver Mais

Marcas