Os mostradores são feitos peça por peça à mão em guilhoché, um dos mais tradicionais trabalhos artísticos de todos. É um dos trabalhos artísticos mais raros que remontam a toda a história da relojoaria e continua até hoje. Na verdade, é o trabalho de um ourives, onde cada movimento da mão conta, cada gesto é o resultado de inúmeras horas de trabalho e exercícios, o mostrador acabado é apenas um passo. Como um pianista desdobrando seus concertos numa vida de ensaios e escalas.
Dessa forma, Louis Erard continua sua jornada pelo artesanato artístico. O guilloché manual é um novo passo, depois do esmalte Grand Feu e antes de outros trabalhos artísticos ainda por vir. Sempre com o mesmo objetivo: tornar acessível a exclusividade das competências tradicionais. E vai ainda mais longe. Ao tornar acessíveis estes artesanatos artísticos, Louis Erard promove a perpetuação destes ofícios, cuja sobrevivência depende do mundo do luxo e permanece frágil.
São necessárias várias horas de trabalho para completar apenas um dos mostradores do Excellence Guilloché Main. São fabricados pelo fabricante de mostradores Fehr em La Chaux-de-Fonds, que considera a sua oficina guilloché um tesouro precioso, e onde cada um destes mostradores é fabricado, um a um, com paciência, sempre pelo mesmo artesão.
O padrão é executado em um torno manual guilloché com motor rosa: uma máquina centenária feita de cames, apalpadores, manivelas e cinzéis. Todo um mecanismo sem consideração pelo digital ou pela automação. Aqui, tudo é operado a olho nu e à mão. A artesã depende de sua destreza para criar um padrão uniforme, vivo e harmonioso. As exigências são extremas: um único desvio na pressão exercida sobre o cinzel, uma única linha quebrada e tudo terá que ser refeito.
Este padrão geométrico é diabólico. Ele engana os olhos ao criar profundidade em uma imagem perfeitamente plana. O efeito é reforçado pelo verniz preto, utilizado para cobrir o mostrador antes do guilloché, e pelo banho final de ródio que confere uma pátina prateada ao latão exposto pelo cinzel.