Logo Time66

Louis Erard Excellence Guilhoché Main I



O relógio Louis Erard Excellence Guilhoché Main, é uma edição limitada em 99 peças, lançado em 2021 e com um inovador artesanato raro guilhoche.

Avaliar
Últimos comentários

Excellence Guilloché Main I

O padrão xadrez 3D chama a atenção como um trompe-l'oeil  (técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão ótica que faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três dimensões. Provém de uma expressão em língua francesa que significa "engana o olho" e é usada principalmente em pintura ou arquitetura).

Um padrão incomum neste tipo de acabamento, quebrando um pouco os códigos do mostrador guilloché manual. Assemelha-se a uma interpretação contemporânea do parquet de mármore de um palácio veneziano da Alta Renascença, cruzado com uma gravura de MC Escher.

Os mostradores são feitos peça por peça à mão em guilhoché, um dos mais tradicionais trabalhos artísticos de todos. É um dos trabalhos artísticos mais raros que remontam a toda a história da relojoaria e continua até hoje. Na verdade, é o trabalho de um ourives, onde cada movimento da mão conta, cada gesto é o resultado de inúmeras horas de trabalho e exercícios, o mostrador acabado é apenas um passo. Como um pianista desdobrando seus concertos numa vida de ensaios e escalas.


Dessa forma, Louis Erard continua sua jornada pelo artesanato artístico. O guilloché manual é um novo passo, depois do esmalte Grand Feu e antes de outros trabalhos artísticos ainda por vir. Sempre com o mesmo objetivo: tornar acessível a exclusividade das competências tradicionais. E vai ainda mais longe. Ao tornar acessíveis estes artesanatos artísticos, Louis Erard promove a perpetuação destes ofícios, cuja sobrevivência depende do mundo do luxo e permanece frágil.

São necessárias várias horas de trabalho para completar apenas um dos mostradores do Excellence Guilloché Main. São fabricados pelo fabricante de mostradores Fehr em La Chaux-de-Fonds, que considera a sua oficina guilloché um tesouro precioso, e onde cada um destes mostradores é fabricado, um a um, com paciência, sempre pelo mesmo artesão.


O padrão é executado em um torno manual guilloché com motor rosa: uma máquina centenária feita de cames, apalpadores, manivelas e cinzéis. Todo um mecanismo sem consideração pelo digital ou pela automação. Aqui, tudo é operado a olho nu e à mão. A artesã depende de sua destreza para criar um padrão uniforme, vivo e harmonioso. As exigências são extremas: um único desvio na pressão exercida sobre o cinzel, uma única linha quebrada e tudo terá que ser refeito.

Este padrão geométrico é diabólico. Ele engana os olhos ao criar profundidade em uma imagem perfeitamente plana. O efeito é reforçado pelo verniz preto, utilizado para cobrir o mostrador antes do guilloché, e pelo banho final de ródio que confere uma pátina prateada ao latão exposto pelo cinzel.

Neste modelo, de edição limitada a 99 peças, Louis Erard alia tradição e relojoaria contemporânea.

  • A caixa:  em aço polido, 42 milímetros, resistente à água até 50 metros e com a assinatura da coroa de um abeto (pinheiro - marca da relojoaria).
  • A pulseira: couro nobuck preto com fivela.
  • O movimento: Sellita SW261-1 automático com função de horas e minutos, visível no fundo da caixa aberto.
  • O mostrador: Guilloché manual e ponteiros de abeto exclusivos em aço azulado.
  • Preço:  4.000 francos suíços.

Você pode gostar

Ver Mais

Marcas