Logo Time66

Louis Erard Excellence Guilhoché Main II



O relógio Louis Erard Excellence Guilhoché Main II, é uma edição limitada em 99 peças, este é a segunda versão Excellence Guilhoche Main, lançado em 2022 e que continua a reinventando os métodos da arte rara guilhoche. É exatamente a mesma técnica que Breguet popularizou no século XVIII, mas Louis Erard não se limitou a este enquadramento clássico, abrindo um novo território de expressão: exclusivo, inovador e contemporâneo.

Avaliar
Últimos comentários

Excellence Guilloché Main II

A abstração do mostrador é um grande diamante aberto como perspectiva, espaços planos pretos e linhas gravadas no metal.

Esta é a segunda vez que Louis Erard reinterpreta a arte do guilloché. Guilloché é a arte da decoração e dos padrões repetitivos. Tradicionalmente, o guilloché é usado para criar variação, como na música: o tema ou motivo cria o ponto de partida, depois o ritmo ou as associações são entrelaçados. Tradicionalmente, o guilloché é baseado em um repertório de padrões: são quase 80, e esses padrões constituem a escala em que todo o resto é composto.

Mas Louis Erard mudou as regras sob o impulso artístico e estratégico de Manuel Emch. Ele queria que esta segunda obra de Excellence Guilloché Main fosse uma criação 100% original, começando pelo design e utilizando todos os recursos do artesão Fehr em La Chaux-de-Fonds para aprimorar e modernizar o guilloché tradicional.

Guilloché não é mais uma questão de decoração; é um tema em si: um grande diamante, um ás de ouros, com uma sensação cinética. Já não se trata de revisitar uma estética antiga, mas de colocar a técnica ao serviço de uma composição contemporânea. E as referências artísticas não estão longe: um ar de op art e plástico Neo-Geo; espaço entre linhas e seções planas, no estilo de Frank Stella; um toque divertido de arte pop de Victor Vasarely.

O mostrador também é uma demonstração de força, já que sua criação conta com uma abordagem inédita. No final das contas, tudo nesta peça é inovador. A gama operacional (sequência de operações necessárias à produção) teve que ser montada do zero, desde o primeiro envernizamento preto até o banho final de ródio após o guilhoché.

Frank Stella

Frank Philip Stella nasceu no dia 12 de maio de 1936,em Malden, Massachusetts, é um dos artistas contemporâneos mais importantes e ecléticos dos Estados Unidos. Seu trabalho abrange pintura, arte gráfica e projetos arquitetônicos.

Iniciou seus estudos artísticos na Phillips Academy e na Universidade de Princeton, vendo-se influenciado pelas obras de Noland, especialmente por seus quadros recortados que estavam pintados com cores planas ou bandas monocromáticas. Acabaram se conhecendo na exposição "Sixteen Americans" que organizou no MOMA em 1959.

Ao renunciar ao expressionismo abstrato, Stella converte-se desde a década de 1960 num dos máximos representantes da abstração geométrica e construtivista que preludia a arte minimalista.

Frank Stella’s Indestructible Square

O guilhoché em si exigiu toda a destreza da guilhoché: a mesma artesã que fez o mostrador de 2021, ela produz os 99 mostradores peça por peça, cada um deles exigindo várias horas de trabalho no torno manual guilloché rose motor. Sem falar nos engenheiros, que tiveram que inventar e fabricar novos cames (grandes estênceis de metal que o torno traduz em um desenho e reduz à escala do mostrador) para alcançar esse resultado sem precedentes.


  • Série limitada de 99 peças.
  • Mostrador “Swiss Guilloché Main”
  • Ponteiros em formato de abeto (um arvore - pinheiro ) em aço azulado
  • Caixa em aço polido e fundo aberto, 42 milímetros
  • Resistência à água até 50 metros
  • Pulseira: couro de novilho granulado preto com costura tom sobre tom, forro em couro de novilho granulado azul em azul
  • Movimento automático Sellita SW261-1 com função de horas e minutos

Você pode gostar

Ver Mais

Marcas