Logo Time66

Guilloché


Compartilhar postagem:

Um dos métiers d'art mais populares em relógios de luxo é o guilloché.

Guilloché é o termo francês para um padrão decorativo gravado em uma superfície. Na verdade, tem sido utilizado em muitas indústrias diferentes, inclusive nos famosos ovos imperiais da Fabergé.

Na relojoaria, os artesãos decoram mostradores e componentes do movimento com gravuras complexas, utilizando técnicas que não mudam há séculos. Esses padrões circulares ou lineares apresentam grades de linhas retas, curvas ou quebradas.

Avaliar
Últimos comentários

Como são feitos os mostradores Guilloché (Rose Engine Turning)

Os métodos tradicionais de guilloché estão desaparecendo lentamente, à medida que a automação computacional abre caminho para detalhes baratos e precisos, mas frios, em relógios. Guilloché, que já foi uma forma de arte próspera ensinada em escolas dedicadas, agora é usado apenas por algumas marcas especializadas.

Guilloché é criado operando as manivelas da máquina para orientar o mostrador de um relógio. O guilhoché então aplica pressão no mostrador contra um cortador. Variar a pressão cria efeitos diferentes. Este processo aplica linhas precisas que formam padrões específicos. Esses padrões são meticulosamente planejados pelo guilhochador de antemão.

A história do guilhoché

Guilloché foi popularizado em mostradores de relógios de bolso por Abraham-Louis Breguet no final da década de 1770.

Nessa época, Breguet fabricava peças únicas com mostradores guilhochê para seus compradores. A Vacheron Constantin é outro dos primeiros fabricantes de mostradores guilloché em seus relógios de bolso.

A Breguet e a Vacheron Constantin têm feito mostradores guilhoché ao longo da sua história. Entre 1896 e 1932, a Escola de Artes Industriais Aplicadas de La Chaux-de-Fonds ministra aulas de guilloché com até dez alunos por vez. Ex-alunos notáveis ​​​​da escola de gravura são Fernand Droz (fundador da Jacquet Droz) e Henri Perregeaux (família de fabricantes de relógios Girard-Perregaux). 

A arte é revivida em parte pela Audemars Piguet nos anos 70 com os seus mostradores Royal Oak. O padrão Clous de Paris ou hobnail no Royal Oak foi criado por Roland Tille. O padrão Royal Oak é feito em uma máquina de brocar. À medida que o guilloché perde popularidade, a Vacheron Constantin continua a praticar a arte. Hoje em dia, muitos mostradores com padrão guilloché são feitos por máquinas de Controle Numérico Computadorizado (CNC). O CNC é um processo mais rápido do que o guilhochê manual, pois um software pré-programado controla os equipamentos de produção sem a necessidade de intervenção humana.

A arte é revivida em parte pela Audemars Piguet nos anos 70 com os seus mostradores Royal Oak. O padrão Clous de Paris ou hobnail no Royal Oak foi criado por Roland Tille.

O padrão Royal Oak é feito em uma máquina de brocar. À medida que o guilloché perde popularidade, a Vacheron Constantin continua a praticar a arte. Hoje em dia, muitos mostradores com padrão guilloché são feitos por máquinas de Controle Numérico Computadorizado (CNC). O CNC é um processo mais rápido do que o guilhochê manual, pois um software pré-programado controla os equipamentos de produção sem a necessidade de intervenção humana.

Guilloche dial - Audemars Piguet Voices

A Breguet e o Guilloché Hoje

Para realmente ver toda a amplitude que o guilloché pode oferecer em um mostrador, recorremos ao Breguet Classique Chronométrie 7727.

O mostrador em ouro prateado de 41 mm apresenta cinco padrões guilhochê diferentes, todos gravados à mão em um motor de rosa: Vagas de Genève (Ondas de Genebra) na seção central, clous de Paris para os pequenos segundos, soleil (sunburst) para o contador de décimos de segundos, divisas para a reserva de marcha, um padrão liseret para o capítulo das horas e um padrão de grão d'orge (grão de cevada) para o exterior fronteira.

O relógio é uma demonstração impressionante do domínio de Breguet na arte do guilhoché – lindamente executado, o relógio permanece legível,

Breguet: Mostradores Guilloche explicados por Jeff Kingston

Como são feitos os mostradores Guilloché (Rose Engine Turning)

Você pode gostar
Cloisonné
Marchetaria
Enamel
Engraving

Ver Mais

Marcas