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Engraving



Os motivos decorativos têm sido uma presença consistente ao longo da história da relojoaria, mas permanecem relativamente raros. A mais recente e provavelmente a mais prestigiada referência nesta modalidade é o Grandmaster Chime (Ref. 5175) de Patek Philippe, uma Grande Complicação cuja caixa opulentamente gravada com motivos florais impressionou bastante no seu lançamento. O seu design extravagante rompe com a tradição de uma decoração mais subtil como a que vemos nesta Minerva (caixa em ouro entalhado, data desconhecida).

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Gravação

Gravação é a técnica de inscrever padrões, ornamentações, números ou letras nas partes do movimento ou na caixa do relógio usando vários métodos. A gravura pode ter função decorativa (motivos) ou ser utilizada como forma de identificação (nome do fabricante, número de referência do calibre, punções, etc.


Gravura moderna

Gravação mecânica: a maioria das letras e números dos movimentos são gravados em máquina CNC.

Gravura química: a superfície a ser gravada é coberta com um verniz protetor sensível aos raios UV. Um negativo do desenho escolhido é posicionado sobre o verniz para mascarar as partes a serem preservadas. A superfície é então exposta aos raios UV antes de ser mergulhada em um reagente ácido que apenas corrói o metal exposto. A gravação química é usada para formas extremamente precisas com linhas com vários décimos de milímetro de profundidade.

Gravura pantográfica: as letras, números ou formas a serem gravadas são inscritas em moldes metálicos. Estes guiam um braço articulado equipado com uma ferramenta de corte (diamante, gravador ou fresadora) que reproduz o desenho na escala desejada.

Gravação a laser: um feixe de laser controlado digitalmente varre a superfície.

A gravura moderna é mais produtiva, mas nada pode substituir o toque autêntico da mão do gravador. Alguns recortes ou espirais, por exemplo, só podem ser feitos manualmente. Outra diferença é que o artesão-gravador dá polimento à superfície enquanto a grava. A gravação à máquina pode sempre ser acabada à mão, com buril afiado, para eliminar o aspecto mecânico pouco atraente


Gravação à mão

A forma mais comum de gravura é a gravura em talhe doce ou incisa, onde a forma é cortada no metal com um buril. O gravador começa traçando a inscrição ou padrão na superfície com um forro, antes de incisar o metal. Um gravador trabalha com cerca de vinte buris diferentes, cada um dos quais ele terá moldado de acordo com sua própria técnica e mão.


Chasing

Esta é a técnica oposta ao entalhe, pois o desenho é criado em relevo levantando o metal ao seu redor. O desenho é traçado na frente da peça por meio de um forro de aço afiado. O relevo ou repuxado é formado empurrando o metal para cima por trás com martelos e punções. O design é então suavizado e os detalhes definidos usando uma plaina e foscos para criar diferentes texturas. Peças estampadas ou prensadas agora substituem frequentemente trabalhos feitos à mão. Estes proporcionam um acabamento limpo e são adequados para grandes séries, mas não podem ser personalizados.


Outras técnicas decorativas

Torneamento de motor ou Guilochage: um estilo de gravação manual ou em torno formando padrões geométricos de linhas onduladas ou retas que se cruzam.

Côtes de Genève: um padrão de linhas onduladas, como ondas, que normalmente é reservado para a superfície visível das pontes.

Pontilhado: um padrão de círculos concêntricos próximos e às vezes sobrepostos, comumente usado em pontes, placas e mostradores.

Openwork ou es

Em construção: Gravura | Jaeger-LeCoultre

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