Logo Time66

Jaeger-LeCoultre Futurematic - o relógio a frente de seu tempo


Compartilhar postagem:

Considerado um relógio inovador quando foi lançado, o Futurematic foi o primeiro relógio automático que não apresentava uma coroa convencional na lateral da caixa. Em vez disso, a coroa encontra-se na parte de trás do relógio.

Comercializado pela Jaeger-LeCoultre como o primeiro “relógio 100% automático” do mundo, e era um movimento extremamente preciso para a época. Enquanto outras marcas na década de 1950 utilizavam movimentos estilo pára-choques, o futurematic era particularmente notável, ele possui a funcionalidade de hacking, permitindo aos utilizadores definir a hora para o segundo, e outra característica inovadora é que a mola principal não fica sem energia caso não esteja em uso; em vez disso, o relógio para com uma reserva de energia mínima de 6 horas para que, e assim que voltar a usa-lo ele inicia o funcionamento automaticamente .

Avaliação
5,0
baseado em 1 avaliações

5 estrelas - 1
4 estrelas - 0
3 estrelas - 0
2 estrelas - 0
1 estrelas - 0
Avaliar
Últimos comentários
Foto
Watches Addicted
Excelente
Foto Usuario
Delio Darwin
Muito obrigado

Jaeger-LeCoultre Futurematic Ref. E502 Cal. 497 1951

A década de 1950 foi um período dourado para os relógios de pulso, uma era pós-guerra, com marcas competindo para criar novos relógios sensacionais e com designs e complicações inovadores.

Durante esse período, surgiram verdadeiros ícones, como o Rolex Submariner,  Omega Speedmaster, Breitling Navitimer e vários outros. E um relógio em destaque e essencialmente inovador foi lançado também no inicio década de 50, o Jaeger-LeCoultre Futurematic.

O Futurematic além de ser divulgado como o primeiro relógio 100 % automático do mundo, o primeiro sem a coroa na lateral da caixa,  e surgiu com uma complicação inovadora - um sistema de reserva de marcha único. Ele foi construído para que nunca ficar totalmente sem energia, em vez disso, o mecanismo simplesmente para quando a reserva de marcha atinge seis horas de limite restante, quando o relógio não está em uso; e assim que o relógio é colocado de volta no pulso, ele volta a funcionar novamente, por este motivo ele foi divulgado como o primeiro 100% automático. 

O design é lindamente simétrico, pois não existe a coroa na lateral do relógio, tornando o perfil da caixa totalmente uniforme.

O mostrador é lindo, e diferente de tudo que já tinha sido produzido, com subdial de segundos às 3h e um indicador de reserva de energia às 9h. Os disticos em formato piramidais, os ponteiros dalphine e as garradas lindamente produzidas.


O JLC Futurematic foi fabricado durante 1951 a 1959, sendo comercializado nos primeiros dois anos nos Estados Unidos, e a partir de 1983 na Europa.

A primeira versão deste modelo é a ref. E501 com o cal. 497, é de longe a versão mais fabricada e por todo o período que se estendeu por quase uma década, a partir de 1953 com a mesma ref. E501, foi lançado uma atualização do calibre, que se tornou o 827.

Em 1956, o Futurematic foi lançado com um novo visual de mostrador e também um novo calibre, sendo o ref. E502 e cal.817 esta versão recebeu o nome de Futurematic Porthole, e nos dois últimos anos este modelo com a mesma referência E502, teve uma atualização e foi lançado o calibre 837.


Abaixo o numero aproximado de fabricação destas quatro versões:

  • Calibre 497 (E501)  — 52.500
  • Calibre 817 (E502)  — 3.000
  • Calibre 827 (E501)  — 1.000
  • Calibre 837 (E502)  — 500

A Ref. E502, o Futurematic Porthole substituiu os ponteiros dos subdials por discos giratórios, também é chamados de "Vigia" devido a estas 2 janelas muito pequenas, o indicador de reserva de marcha mudou de cor de vermelho ou azul para reserva alta, e branco para baixa, enquanto os segundos eram mostrados com uma seta.



Você pode gostar

Ver Mais

Marcas