A década de 1950 foi um período dourado para os relógios de pulso, uma era pós-guerra, com marcas competindo para criar novos relógios sensacionais e com designs e complicações inovadores.
Durante esse período, surgiram verdadeiros ícones, como o Rolex Submariner, Omega Speedmaster, Breitling Navitimer e vários outros. E um relógio em destaque e essencialmente inovador foi lançado também no inicio década de 50, o Jaeger-LeCoultre Futurematic.
O Futurematic além de ser divulgado como o primeiro relógio 100 % automático do mundo, o primeiro sem a coroa na lateral da caixa, e surgiu com uma complicação inovadora - um sistema de reserva de marcha único. Ele foi construído para que nunca ficar totalmente sem energia, em vez disso, o mecanismo simplesmente para quando a reserva de marcha atinge seis horas de limite restante, quando o relógio não está em uso; e assim que o relógio é colocado de volta no pulso, ele volta a funcionar novamente, por este motivo ele foi divulgado como o primeiro 100% automático.
O design é lindamente simétrico, pois não existe a coroa na lateral do relógio, tornando o perfil da caixa totalmente uniforme.
O mostrador é lindo, e diferente de tudo que já tinha sido produzido, com subdial de segundos às 3h e um indicador de reserva de energia às 9h. Os disticos em formato piramidais, os ponteiros dalphine e as garradas lindamente produzidas.