Logo Time66

O primeiro Omega Speedmaster, o CK2915



O histórico modelo da Omega, o Speedmaster começou com a referência CK2915, considerado o graal para todos os colecionadores de Speedmasters.

Na época em que foi lançado era um relógio grande e esportivo em um universo de pequenos relógios de ouro e elegantes. Apesar de ter sido feito em 1957, é um modelo com um design visionário, pois é muito parecido com Speedmasters atuais.

Avaliar
Últimos comentários

Um leilão, onde um dos itens leiloados era um Speedmaster CK2915

Grupo de Modelos Iconicos

O Speedmaster fazia parte da icónica trilogia de 1957: CK2913 Omega Seamaster 300, CK2914 Omega Railmaster e CK2915 Omega Speedmaster.

O nome 'Speed' foi escolhido por causa do anel taqueométrico que circunda o mostrador, que foi uma estreia mundial na época, pois o Speedmaster foi o primeiro cronógrafo a retirar o taquímetro do mostrador e a colocá-lo em uma bezel fora do cristal. O resto do nome segue a convenção da Omega: 'Master' foi usado para relógios de orientação profissional, como o Seamaster (ferramenta de mergulho) e o Railmaster (ferramenta antimagnética para engenheiros).

Speedmaster CK2915

Detalhes

O primeiro Speedmaster CK2915 é conhecido como broad arrow (seta larga) por causa de seu ponteiro das horas (um tipo de ponteiro que também pode ser encontrado nos primeiros Seamasters e Railmasters).

Duas outras diferenças principais podem ser vistas no mostrador e na caixa, em comparação com edições posteriores: uma luneta taquimetria metálica com números gravados e um simples ponteiro de segundos em bastão.

O resto é muito semelhante ao 'moonwatch' real, com um mostrador de 3 registros e índices de bastão luminosos. O mostrador preto oxidado é chamado de 'mostrador escalonado' devido à parte rebaixada ao seu redor. Os 3 submostradores também são embutidos, com acabamento guilloché circular. Ponteiros e índices estão cheios de rádio.

A Omega optou por usar o Calibre 321 para alimentar o Speedmaster, ele foi introduzido em 1942 e surgiu de uma joint venture entre Omega e a Lemania.

O ebauche utilizado é o Lemania Cal. 2310, também utilizado pela Vacheron-Constantin ou Breguet. As funções do cronógrafo são controladas por uma embreagem lateral e uma roda de colunas. Ele também possui uma tampa antimagnética e um mecanismo de proteção contra choques. Mesmo que seja simples e antiquado, ainda é reconhecido como um dos melhores movimentos de cronógrafo já produzidos – e também um belo movimento, e um dos relógios mais robusto e resistente.

O Omega Speedmaster CK2915 durou apenas 2 anos (1957-1959) e foi substituído pelo CK2998.


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas