O Relógio
O FUGAKU Tourbillion Limited Edition (apenas 8 relógios foram feitos) é uma obra-prima criada pelas diversas habilidades de três dos artesãos mais experientes da Seiko, todos reconhecidos como Mestres Artesãos Contemporâneos pelo governo do Japão.
O movimento turbilhão, calibre 6830, tem menos de 4 mm de espessura e é fabricado e montado por Satoshi Hiraga.
Caixa em platina com 43 mm de diâmetro é adornada com quarenta e três safiras azuis, dispostas em harmonia com o mostrador numa bela gradação de cores. Entre as barras ao redor das laterais da caixa há finas listras em madrepérola proporcionando um acabamento complexo.
A Arte os Artesãos
Os visuais do Credor Fugaku Tourbillon são inspirados no período Edo do século XIX na história japonesa e, especificamente, em uma peça intitulada “A Grande Onda de Kanagawa” da série de xilogravuras Katsushika Hokusai (1760-1849) chamada de 36 Vistas do Monte Fuji .
- - Kiyoshi Terui é o gravador, e o design geral, incluindo a integração do turbilhão, Terui aplicou sua habilidade à onda tridimensional em ouro amarelo e branco, na onde de Kanagawa do mostrador deste relógio.
- - Nobuhiro Kosugi, é o primeiro designer de relógios a ser selecionado como Mestre Artesão, ele foi responsavel pela gravura em metal e o trabalho em laca.
- - Isshu Tamura é o especialista em Urushi e contribuiu com o acabamento laqueado.
Juntos, suas habilidades e técnicas avançadas produziram uma obra de arte que expressa a essência do senso de beleza do japonesa
O verso do relógio apresenta a mesma onda, combinando gravação e acabamento em laca para criar uma versão moderna, nítida e brilhante do tema. Na ponte da roda de balanço está o contorno do Monte Fuji, que é o tema princial dos trabalhos de Hokusai, e uma a visão para mundo do Japão hoje.
O nome do relógio, FUGAKU, é outra forma pela qual a língua japonesa descreve o Monte Fuji.
O modelo FUGAKU possui cores únicas que nascem da combinação da gravura e da laca. Ao introduzir um mundo de cores na intrincada gravação, o desenho esculpido brilha de forma proeminente com profundidade tridimensional. A cena por trás do mostrador evoca um céu ao amanhecer, com um gradiente exuberante do azul marinho ao roxo que ganha vida através da laca colorida. As técnicas extremamente avançadas exigidas na criação do gradiente de cor são o produto de horas de esforço meticuloso do artista de laca de renome mundial Isshu Tamura, tudo para expressar os tons mais precisos em uma laca com apenas 0,1 mm de espessura. O emblema Credor no mostrador também é feito à mão pelo Sr. Tamura em laca dourada com a técnica Maki-e.
Belos trabalhos em madrepérola adornam o tradicional padrão japonês Seigaiha (ondas em um oceano azul) no lado 6 e as nuvens e tarambolas no lado 12, expressando meticulosamente a riqueza do cenário natural japonês. Cada uma das marcas das horas também tem acabamento rico em ouro amarelo 18K.