Sintetizando o auge do domínio relojoeiro, este relógio único, equipado com uma riqueza de complicações astronômicas unidas em uma área incrivelmente pequena, representa uma soma impressionante de conhecimento, cálculos e ajustes finos. Suas funções cativantes apresentam notavelmente os displays triplo civil, solar e sideral alimentados por três trens de engrenagens distintos, incluindo um trem de engrenagens “tropical” dedicado a todas as funções solares.
Varrido por um par de ponteiros de ouro branco com pontas abertas, a hora civil (ou padrão) é lida da maneira tradicional no mostrador frontal. O tempo civil é um tempo médio universalmente reconhecido, baseado no princípio fictício de que o Sol se move em torno do equador a uma velocidade constante ao longo do ano, com média de uma volta completa a cada 24 horas. Esta escolha conveniente e convencional divide o ano em 365,25 dias, cada dia em 24 horas e cada hora em 60 minutos.
A verdadeira hora solar é, por outro lado, baseada na trajetória visível do Sol ao longo do dia, expressa através do seu ângulo horário medido em um determinado local e hora. Dependendo do dia do ano, a diferença entre a hora solar e a hora média varia de +14 a -16 minutos, com as duas coincidindo exatamente apenas quatro vezes por ano. Essa discrepância se deve ao fato da órbita da Terra ser elíptica (e não redonda); que o Sol não está no centro desta elipse; que a Terra não segue esta órbita a uma velocidade constante; e por último que o eixo de rotação da Terra está inclinado em relação ao plano da sua órbita.
Cabeça nas estrelas
Em terceiro lugar, o tempo sideral é lido na parte de trás do relógio. Tecnicamente considerado como uma escala de tempo astronômica baseada na taxa de rotação da Terra medida em relação ao movimento aparente das estrelas "fixas" observadas a partir de um meridiano local, o tempo sideral difere do tempo médio em aproximadamente quatro minutos por dia, o que significa que 24 as horas siderais correspondem a 23 horas, 56 minutos e 4 segundos do tempo civil. As horas e minutos siderais são indicados de forma original e refinada por meio de dois discos de safira sobrepostos. O inferior que forma o fundo apresenta a cúpula celeste, o traçado dos minutos do tempo celeste e os quatro pontos cardeais; enquanto o segundo colocado no topo traz as constelações, as projeções do equador (círculo branco) e da eclíptica (círculo vermelho) – esta última representando a trajetória anual do Sol vista da Terra. Esta projeção de Lambert é um mapa científico autêntico correspondente às constelações do Hemisfério Norte.
Equação de tempo em execução em um trem de engrenagens tropical
Para medir e exibir a diferença entre a hora civil e a solar, este relógio está equipado com um mecanismo complexo e refinado de equação do tempo. Além disso, esta última é também uma equação de tempo “corretiva”, um tipo raramente visto em relógios de pulso e que indica a hora solar por meio de um ponteiro coaxial adicional de minutos em ouro rosa adornado com um sol recortado. A equação do tempo é geralmente exibida por um ponteiro movendo-se através de um setor auxiliar com uma escala que vai de +14 a -16 minutos e requer um pouco de aritmética mental para verificar a hora solar. A equação con