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Seiko 6138-8030/8039 John Player Special



O John Player Special é um dos modelos posteriores ao primeiro cronógrafo da Seiko o 6139 lançado em 1969, e anos depois surgiu a linha 6138, e os números de série desses modelos apontam para meados de 1976 ou mais tarde.

Como muitos modelos na linha 6138, eles foram parcialmente projetados para as corridas, com marcadores claros e um anel taquimétrico. Além do mais, a Seiko comercializou sua linha de cronógrafos na época com uso de imagens de automobilismo, embora a maioria delas fossem fotos de estoque do programa de corrida de resistência da Ferrari.

Mas com o 6138-8039, eles deram um passo além e vestiram este lindo cronógrafo de corrida com as cores de uma das equipes de F1 mais famosas de todos os tempos - a Lotus.

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Seiko John Player Special 6138-8030

Seiko 6138 é um modelo muito mencionado nos círculos de colecionadores de relógios, e por um bom motivo. Embora não seja o primeiro cronógrafo automático da Seiko (o 6139 leva essa honra por ter sido lançado um ano antes, em 1969), Os primeiros modelos com o calibre 6138 foram lançados em 1970, e foram os primeiros modelos de dois registros, com submostradores de 30 minutos e 12 horas, com calendário day-date e  enrolamento manual, é um movimento extremamente competente em um pacote Seiko muito confiável.

Alguns desses modelos 6138 são lendários no mundo Seiko, ganhando apelidos como UFO, Bullhead e Big Blue... Todos eles são valorizados por colecionadores, e todos eles têm aumentado constantemente o seu valor comercial.

O John Player Special é um dos modelos posteriores ao primeiro cronógrafo da Seiko o 6139 lançado em 1969, e anos depois surgiu a linha 6138, e os números de série desses modelos apontam para meados de 1976 ou mais tarde.

Como muitos modelos na linha 6138, eles foram parcialmente projetados para as corridas, com marcadores claros e um anel taquimétrico. Além do mais, a Seiko comercializou sua linha de cronógrafos na época com uso de imagens de automobilismo, embora a maioria delas fossem fotos de estoque do programa de corrida de resistência da Ferrari.

Mas com o 6138-8039, eles deram um passo além e vestiram este lindo cronógrafo de corrida com as cores de uma das equipes de F1 mais famosas de todos os tempos - a Lotus.

A Lotus levou o título novamente em 1968 com o piloto britânico Graham Hill ao volante de um chassi Lotus 49 melhorado para 1968, um carro que foi pioneiro em asas aerodinâmicas e no uso do motor como um membro estressado do chassi. Além disso, esse motor, o Ford Cosworth DFV, dominaria o design do motor de F1 pelos próximos 15 anos. Depois que seu piloto Jochen Rindt ganhou postumamente o título de 1970, a equipe passou a temporada de 1971 se recuperando e testando antes de entrar em ação na temporada de 1972 armada com o brasileiro de 25 anos Emerson Fittipaldi e um chassi Lotus 72D atualizado - repleto de inovações como pods de radiador montados nas laterais, entrada de ar superior e uma carroceria estilo cunha.


Foi um vislumbre impressionante do futuro quando saiu do transportador para a primeira corrida da temporada em Buenos Aires, mas talvez o mais impressionante de tudo tenha sido o esquema de pintura. Na entressafra, a equipe assinou um acordo de patrocínio com a John Player Tobacco, e os carros alinhados para a largada pintados no elegante e simples design preto e dourado da John Player. Fittipaldi e o John Player 72D dispararam com a temporada, registrando 8 pódios e cinco vitórias a caminho do título. O cenário estava pronto para os John Player Specials preto e dourado correrem para as fileiras das lendas, e eles o fizeram. Os pilotos da Lotus com a cor da John Player conquistaram mais 2 campeonatos de construtores, 31 vitórias em corridas e um título de pilotos para Mario Andretti em 1979 antes que a JPS se retirasse do esporte de uma vez por todas no final de 1986.

Embora não haja nenhuma evidência oficial de que a Lotus tenha sido mencionada nos escritórios de design da Seiko, e certamente nenhuma parceria oficial entre as duas empresas (mais sobre isso depois), é difícil não olhar para o Seiko “John Player Special” e não ver o toque dos Lotus John Player Specials. A austeridade do mostrador preto plano é cortada por submostradores dourados ligeiramente afundados, que no ângulo certo exibem apenas grãos metálicos suficientes para chamar a atenção sutilmente. O tema preto e dourado continua no anel de capítulo interno, na moldura da janela de dia e data e no logotipo dourado aplicado da Seiko às 9 horas. Ponteiros brancos de hora, minuto e segundos do cronógrafo, marcadores brancos do tipo linha aplicados em 1, 2, 4, 5, 7, 8, 10 e 11, junto com texto branco ao longo do anel do tacômetro, fornecem contraste e equilíbrio para evitar que o esquema de cores de dois tons se torne opressor.

É um mostrador com quilômetros de profundidade, e quando eu peguei este relógio pela primeira vez, fiquei quase surpreso com o quão longe cada elemento parece flutuar um do outro, especialmente quando visto em ângulos oblíquos. Eu ainda me pego olhando às vezes com espanto para o quão longe acima do submostrador o ponteiro central dos segundos parece ficar. O relógio quase parece uma tigela às vezes. Parte dessa aparência de profundidade, é claro, tem a ver com o fato de que ele realmente é tão profundo - incríveis 14 milímetros de espessura para 1976. Junte isso a uma largura de 40 milímetros e design de caixa sem garras, e o "John Player Special" define a caixa do barril.

Felizmente, as laterais inclinadas da caixa que fazem a transição abrupta para uma parede vertical evitam que o relógio pareça gordo ou disforme, e as curvas e ângulos suaves e polidos tornam o design da caixa interessante. No geral, é um dos designs mais atraentes e coerentes de uma linha famosa por vários designs atraentes e coerentes, e para um fã de corrida que deseja mostrar sua paixão sem recorrer ao mundo extravagante de roupas com a marca da equipe. Se você está procurando um para você, tenha em mente que, como a maioria dos Seikos vintage, os preços começaram a subir nos últimos anos, mas os “John Player Specials” ainda são muito acessíveis, geralmente variando de cerca de US$ 200 a US$ 800, dependendo da condição.


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