Logo Time66

O Atraente Technos Sky Diver


Compartilhar postagem:

Technos Sky Diver é um relógio de mergulho vintage que pertence a uma família de relógios produzidos por vários fabricantes. A família é de bandeira Titus Calypsomatic e Universal Geneve Polerouter Sub, mas muitas outras marcas menores produziram um relógio semelhante. 

Avaliar
Últimos comentários

Technos Sky Diver - Douglas Gravina

A família de relógios produzidos por diversos fabricantes inclui o Technos Sky Diver. Muitas marcas menores têm o mesmo relógio que o carro-chefe, o Universal Geneve Polerouter Sub. A caixa do relógio tem 38 mm e o comprimento é 48 mm. Existem variações com outras peças e relógios.

A referência começou com o rádio no final dos anos 50 ou início dos anos 60, e depois mudou para o trítio em meados dos anos 60. Durante a mudança para o trítio, Technos começou a usar movimentos diferentes do AS. O texto '30 joias' foi substituído por '500m' após a mudança para ETA. Nas décadas de 60 e 70, a Technos utilizou outros cases para o Sky Diver, principalmente os cases MRP SA ou 'Monnin' para a versão 40mm.

Especificação Técnica

Fabricante

Technos

Referência

1163

Movimento

ETA 2472 / AS 1701

Diâmetro

38mm

Grossura

11mm

De garra a garra

48mm

Largura do terminal

20mm

Material

Aço inoxidável

Resistência à água

200m, 500m


Variantes do Technos Sky Diver

O mostrador do Skydiver é feito de rádio e trítio. A melhor forma de classificar os Sky Diver é pelo material luminoso e pelo texto no mostrador. É possível adivinhar quando cada variante do mostrador foi produzida, mas apenas na ausência de registros. O T 25MC apareceu em relógios durante a transição do rádio para o trítio. É possível que a variante Sem Texto tenha menos joias devido às restrições de importação dos EUA.

Discar Mundo Movimento Moldura Era
500 milhões Trítio (SWISS T < 25 MC) Referência 1163 ETA 2472 (25 Joias) semente de laranja Final dos anos 60
30 joias Trítio (SWISS T < 25 MC) Referência 1163 ETA 2472 (30 joias) Pipoca amarela e laranja Meados dos anos 60
30 joias Trítio (SWISS T < 25 MC) Referência 1163 AS 1701 (30 joias) Pipoca amarela e laranja Meados dos anos 60
30 joias Rádio (Suíço) AS 1701 (30 joias) Contagem regressiva, pip amarelo e laranja Início dos anos 60
Nenhum texto Mercado dos EUA 17 joias, referência 7497 na revista skindiver ETA 2472 (17 joias) Pipoca amarela e laranja Final dos anos 60
Nenhum texto Mercado dos EUA 17 joias, 7497 Referência 7497 na revista skindiver AS 1701 (17 joias) Contagem regressiva Início dos anos 60

  • Mostrador: O suíço no mostrador Skydiver de 38 mm indica o número do rádio.O número de trítio tem marcações de trítio.  Mais tarde, na década de 1970, o uso de T SWISS T ou SWISS T <25mc foi abandonado. Isso pode ser visto na década de 70 nos Skydivers com caixas Monnin. 
  • Movimento: Alguns dos primeiros movimentos são banhados a ouro. Relógios com um único rotor cromado também são comuns. Por volta da década de 1970, os fins de movimento foram gradualmente abandonados e movimentos brutos padrão foram usados.
  • Cristais: Dois tipos de cristais são visíveis: um cristal de cúpula espessa nos modelos mais recentes de 500m e 30 rubi, um cristal mais fino nos modelos anteriores.
  • Quadros de contagem regressiva: Mais comuns em números de rádio do início dos anos 1960, são quase certamente os primeiros exemplos. Óculos com um número crescente são mais comuns. Ouro versus não-ouro: O mais comum em números de rádio desde o início da década de 1960, devido à idade avançada, às vezes é difícil diferenciar entre ouro e terra.
  • Ponto de borda vermelho / laranja: Mais comumente encontrado em números 500M. É possível que seja um  laranja envelhecido, repintado ou  vermelho. Vim buscar um  NOS 500m com pontos laranja e tenho jantes NOS com pontos amarelos.
  • Ponteiros: os ponteiros dos minutos e das horas devem ser de material luminoso. O ponteiro dos segundos deve ter material de iluminação aplicado nos lados longo e curto do ponteiro. 
  • Fundo da caixa: O fundo da caixa vem em duas variantes e quase todos os exemplares posteriores têm a âncora technos e os exemplares anteriores, especialmente rádio, têm um corte com 1745. A maioria dos casos tem o texto ETA 2472 no lado oposto ao rotor.Os suportes da caixa também podem incluir a referência, pelo menos 1163 é visível. Além disso, a parte traseira do relógio 30 Jewels pode exibir 50 atmosferas. Esses relógios são provavelmente transitórios pouco antes da variante de 500m, quando as peças mais antigas estavam em uso. Pés do mostrador:
  • Os pés do mostrador estão em posições diferentes para os dois movimentos diferentes, portanto as teclas ETA 2472 e AS 1701 não são intercambiáveis. 
  • Disco de dados: Os discos de dados vermelhos e pretos ficam visíveis.
  • Coroa: Os fios da coroa são curtos e a coroa  volta ao lugar com apenas um leve giro. A coroa traz o símbolo “T”.

Variantes da Caixa

As caixas Skydiver são fabricadas pela Dodane.

A caixa tem pernas longas e a superfície da caixa entre as pernas é inclinada. A parte inferior da caixa é escovada na parte superior e lisa nas laterais. Existem diferenças no alojamento entre os períodos de produção, principalmente com o canto externo das garras e o lado interno das garras. Além disso, as primeiras caixas são cortadas de forma diferente e são mais quadradas. Um detalhe interessante dos furos do cinto é que em cada extremidade, um furo do cinto tem uma abertura um pouco mais larga  que a outra.

Pulseiras e cintos nos catálogos podemos ver que o relógio foi anunciado com pulseiras BoR e Oyster.

Além disso, uma pulseira JLC Powermatic Nautilus foi identificada com emblemas da Technos. Muitos relógios também vêm com pulseiras de outros relógios Technos, como The King ou Star Chief, que podem ser vistas nos espaços ao redor dos elos finais.  Algumas dessas pulseiras foram removidas de seus relógios "menores" originais por colecionadores.

Também há uma boa chance de que, se você quiser uma pulseira, compre-a na loja e vá embora, em vez de fazer um pedido e esperar  semanas. Outro aspecto comum é a pulseira tropical. É provável que venham com um punho Technos. Hoje, embora ninguém realmente use relógios de mergulho para mergulhar, você pode usá-los onde quiser.

Minha preferência pessoal é um cinto de  conhaque. 

Ref 10744: Caso Monnin/Dodane Existe uma variante rara com  caixa Monnin/Dodane de 42 mm. Essa referência estava com números azuis e pretos. Infelizmente, os mostradores azuis apresentam problemas de pintura e é muito raro encontrar um mostrador sem pintura danificada.  10744 veio com pelo menos ETA 2783, o que o coloca em meados dos anos 70. Eles podem ter vindo com outros movimentos também.

Não está claro há quanto tempo esses relógios estiveram em produção, mas os mostradores estilo Heuer 844 eventualmente substituíram os ousados ​​mostradores Technos e encerraram a produção de Sky Divers quando a marca Technos desapareceu. 

Disponibilidade de serviços e peças O AS1701 e o ETA 2472 são razoavelmente reparáveis, embora a produção das peças tenha cessado há muito tempo. Se as peças ficarem indisponíveis,  muitos movimentos e relógios ETA 2472  podem ser canibalizados para obter peças sobressalentes. O custo de manutenção do movimento ronda os 100-300 €, dependendo do país e do custo de vida. 

Caixas, engastes, cristais, mostradores e ponteiros originais são raros, mas não impossíveis de encontrar. As partes mais difíceis de encontrar são o mostrador, a coroa e os ponteiros.

A parte mais fácil de encontrar é a caixa. De qualquer forma, é uma boa ideia dar uma olhada nas caixas completas, pois elas podem vir com extras bacanas como um copo, uma moldura ou uma coroa, e podem ser bem mais baratas do que comprar tudo individualmente.  Lobtime faz guirlandas e agulhas que são ótimas porque a guirlanda tem fios muito curtos e se desgasta com o tempo com o uso. As peças  Lobtime não são particularmente boas, mas são muito úteis. Caso a coroa falhe, outra opção é manter a coroa original e retirar os fios.


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas