Logo Time66

O relógio de mergulho JLC


Compartilhar postagem:

Você é um entusiasta de relógios e aficionado por todas as coisas relojoeiras. Quando você pensa em relógios icônicos com uma história rica, o Jaeger-LeCoultre Polaris vem imediatamente à mente. Este relógio percorreu uma jornada incrível de 60 anos, desde sua estreia em 1968 até hoje. Aperte o cinto, você está prestes a embarcar em uma aventura refazendo os passos deste relógio lendário.

Avaliar
Últimos comentários

Jaeger-LeCoultre Polaris

Estreia do mergulhador da Jaeger-LeCoultre

1959 

Um tanto retardatário na festa, em 1959 , a Jaeger-LeCoultre fez sua estreia como mergulhador. Mas este atraso valeu a pena, pois este não era um relógio comum: foi o primeiro de todos estes mergulhadores a apresentar um memovox com um alarme subaquático funcional.

Foram fabricadas apenas 1.061 peças , e o relógio trazia o nome Deep Sea Alarm , ref. E857.

Este modelo teria duas versões diferentes: uma para o mercado americano com a assinatura “Deep Sea Alarm” no mostrador, enquanto a para o mercado europeu não.



1963 

Em 1963, nasceu o Polaris . Este foi comercializado como “um relógio para um homem de ação”: fosse ele um empresário, um explorador ou apenas um cara versátil e versátil, esse era o relógio que ele usaria.
1.714 exemplares foram fabricados (além de mais de 50 protótipos, mas falaremos disso em um segundo) entre 1965 e 1970. Pelos padrões atuais, isso não é muito impressionante, mas naquela época foi considerado um grande sucesso , especialmente para um relógio de “nicho”. Esse sucesso se deve ao fato de incorporar todos os recursos queridos do sub.


1963 O primeiro protótipo Polaris

Em 1963, a Jaeger-LeCoultre criou 50 protótipos para o Polaris , que nunca foram destinados à venda, e não entram na contagem de 1.714. Este modelo de “pré-série” introduziu a caixa do Supercompressor de 42 mm, que foi mantida durante toda a produção.

Por outro lado, estes protótipos apresentavam características únicas que não estavam presentes no Polaris “padrão”.

  • Índices não luminosos
  • Mãos delfinas
  • Fundo de caixa liso, sem as “16 marcas de hash”
  • Ausência da assinatura “Memovox/Memodate”

A versão de 1965

O primeiro Polaris a ser listado oficialmente no catálogo da Jaeger-LeCoultre foi lançado em 1965 , e compartilha algumas características com seu protótipo de 1963.

Na verdade, o mostrador não contém índices luminosos e os modelos anteriores apresentavam ponteiros em estilo dauphine.

O resto, por exemplo, caixa, coroas e movimento, são iguais. Não apenas isso, mas permaneceriam os mesmos na versão sucessiva de 1968.

Finalmente, o Polaris 1965 é o primeiro a ostentar a assinatura Memovox, bem como um slogan exclusivo: “Calendário de alarme automático”, em vez de simplesmente “Automático”.

Apenas 500 exemplares do Polaris de 1965 foram feitos , e agora os colecionadores se referem a eles como a “primeira série” Polaris.


 1967

Em 1967 , um novo tipo de Polaris viu a luz do dia: um que, se não fosse pela menor das modificações, permaneceu inalterado até a interrupção definitiva da produção em 1970.

Embora o Polaris original fosse conhecido pela grande legibilidade, esta versão realmente redefiniu o que era. o termo significava: apresentava índices muito largos em forma de trapézio, fortemente revestidos de trítio, assim como seus ponteiros em forma de seringa.

Conforme mencionado anteriormente neste artigo, o icônico mergulhador antigo está gravado no fundo da caixa, enquanto o fundo externo apresenta as icônicas “16 marcas hash”, que é o componente fundamental para a função de alarme subaquático (não presente nos protótipos) .


Os números de produção deste Polaris “definidor” são os seguintes:

9 unidades fabricadas em 1967

1.214 unidades fabricadas em 1968

55 unidades fabricadas em 1970.


Este último lote apresentava um tipo diferente de mãos, apelidadas de mãos estilo “Calypso” (à direita).

Embora possamos ver claramente que os exemplares foram vendidos em 1967, esta série foi sempre referida como a “versão de 1968”, ou “segunda série” .

Jaeger-LeCoultre Polaris
As décadas de 1950 e 60 foram conhecidas como o período dourado dos relógios de mergulho, quase todas as marcas lançaram um, cada uma competindo para ser a melhor. Um que definitivamente se destacou na época e até hoje é o Jaeger-LeCoultre Polaris Memovox.


1968

Visto pela primeira vez em 1968 e pouco convencional desde o início, o mostrador se estende por 42 mm com algarismos arábicos e índices de horas cobertos de trítio que garantem visibilidade nas profundezas do oceano. Mas o que realmente diferencia este relógio de seus muitos contemporâneos é a função “memvox”, um calibre de alarme de corda automática que dá ao mergulhador um aviso sonoro para voltar à superfície. Isto foi possível com o calibre 825 com 241 componentes com reserva de marcha de 60 horas , sistema anti-choque, segundo tambor para alarme, exibição de horas-minutos, segundos, data e hora do alarme, tudo realmente à frente da curva para o tempo.

Embora o interior desta maravilha histórica tenha sido um verdadeiro pioneiro, foi a própria caixa que também desempenhou um papel vital para tornar este relógio único. Resistente à água até 30 bar, o fundo da caixa também apresentava um compressor composto por três camadas e elas só coagulavam ainda mais quando o relógio descia no oceano - o que significa que está no seu ponto mais apertado a 300 metros abaixo do nível do mar. Para completar, o fundo da caixa também apresentava 16 furos que garantiam um som alto do alarme, hoje usado como tática em vários relógios, especialmente repetidores de minutos.

Um dos relógios com aparência menos mergulhadora da época, esta série foi reeditada muitas décadas depois, em 2018. Recebido pelo público com críticas mistas, o relógio a partir de hoje tem uma visão polarizadora que pende principalmente a seu favor. Expandindo-se para uma série de relógios em constante evolução, o Polaris tem hoje uma infinidade de opções que lembram as aventuras de hoje, incluindo cronógrafo, calendário perpétuo, cronômetro mundial, data, automático e muito mais.



Você pode gostar

Ver Mais

Marcas