Logo Time66

O Seiko Tuna - 6159-7010



Em 1975, o primeiro Seiko Tuna 6159-7010 (também conhecido como 'Grandfather Tuna') foi lançado no mercado para suportar de forma impressionante as exigências do mergulho profissional.

O nome lata de atum deveu-se definitivamente ao seu formato, sendo a característica mais relevante é seu protetor cilíndrico da caixa externa. Seu tamanho volumoso, diâmetro e espessura, e a luneta metálica do relógio, trazem à mente a ideia de uma lata de atum.

Uma das ideias inovadoras que a Seiko deu ao relógio Seiko Tuna original e às suas variantes foi a omissão de uma tampa traseira na caixa . Esta construção de caixa monobloco só pode ser acessada pela frente, garantindo uma montagem hermética.

Isso permitiu a solução para o problema do hélio, garantindo extrema resistência ao choque e recursos à prova de imersão.

Avaliar
Últimos comentários

Seiko Tuna - Dez a Dez Relógios

Na década de 1970, à medida que os relógios de mergulho se tornavam mais comuns entre o público em geral e as capacidades de fabricação continuavam a avançar, o design dos relógios deu muitas voltas.

Relógios altamente especializados com características inovadoras começaram a chegar ao mercado e não se pareciam muito com os divers que popularizaram o gênero na década anterior. Entre os relógios de mergulho mais intrigantes introduzidos nessa época estava o Seiko 6159-7010, o chamado “Avô Atum”.

Este relógio marcante foi desenvolvido em resposta a uma famosa carta de um mergulhador profissional expressando a necessidade de um verdadeiro  relógio de mergulho, e que pudesse suportar as condições e os choques aos quais seria exposto em águas profundas.

Introduzido em 1975, o “Tuna” era inovador em tudo que a Seiko já havia produzido, com um estilo único, e que abriu o caminho para uma longa série de designs tecnológicos da Seiko. 

Um Relógio Inovador

No final da década de 1960, o departamento de design da Seiko precisava achar uma solução, devido ao relato carta enviada pelo por um mergulhador, ond ele reclamava que seus relógios de mergulho Seiko sempre se enchiam de hélio após uma certa profundidade. A Rolex e a Omega já haviam solucionado este problema com a inclusão da válvula de escape de hélio, através dos modelos Seadweller e Ploprof.

A Seiko decidiu começar do zero e construir um novo relógio para evitar todos problemas. O 6159-7010 foi criado, e junto com ele mais de 20 patentes e inovações foram implementadas – como, uma caixa monobloco em titânio, uma cobertura protetora para os choques, uma luneta em cerâmica, uma junta em forma de L e uma pulseira ventilada. Utilizando a junta especial tipo L em uma caixa monobloco, e um movimento de alta batida de 36.000 bph o 6159-7010 nasceu em 1975, com 7 anos completos após o início do trabalho.


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas