Logo Time66

Patek Philippe – Coleção de Rare Hancrafts 2023


Compartilhar postagem:

Patek Philippe revelou sua coleção Rare Hancrafts 2023 . Todos os anos, ao lado das novidades mais visíveis da coleção regular, a Patek apresenta uma gama de peças raras, por vezes únicas, ligadas ao artesanato feito à mão.

Já faz algum tempo que a marca não se envolve nessas áreas altamente qualificadas. Podemos, claro, recordar os relógios de pulso e de bolso esmaltados do início dos anos 1950/1960 ou peças das últimas décadas decoradas com trabalho de penas, marchetaria de madeira, pintura artesanal, gravação a mão, dentre outras técnicas.

Avaliar
Últimos comentários

Patek Philippe Rare Handcrafts Collection 2019

Teste

Técnicas utilizadas na Coleção “Artesanato Raro 2023”

Hand engraving (Gravação à mão)

A mais antiga forma de arte decorativa ligada ao embelezamento de relógios, a gravura manual e as suas diversas técnicas (gravura linear, baixo relevo, etc.) adornam fundos de caixas, mostradores, ponteiros, lunetas e arcos.


Grand Feu cloisonné enamel (Esmalte cloisonné Grand Feu)

Esta técnica, há muito utilizada na relojoaria, cria motivos com cores luminosas e duradouras. O artesão molda os contornos do motivo com um fino fio de ouro e depois preenche os “cloisons” ou células resultantes com esmaltes translúcidos, opacos, semi-opacos ou opalescentes.


Miniature painting on enamel (Pintura em miniatura em esmalte)

Grande especialidade genebrina desde o século XVII, esta técnica serve para criar pequenos quadros com pequenos toques hábeis” usando um pincel minúsculo e esmaltes em pó misturados com óleo de lavanda, sobre uma camada base de esmalte branco.


Paillonné enamel (Esmalte Paillonné)

Esta técnica tradicional consiste em embutir pequenos paillons de folhas de ouro ou prata (lantejoulas perfuradas) em esmalte translúcido para que permaneçam visíveis e iluminem a decoração.


Hand-executed guilloché work & flinqué enamel (Trabalho guilhochê executado à mão e esmalte flinqué)

No trabalho guilloché executado à mão, antigas máquinas controladas manualmente são usadas para esculpir finos padrões geométricos em uma superfície metálica sobre a qual a luz parece dançar. Quando esses padrões brilhantes são revestidos com esmalte translúcido, a técnica é chamada de esmalte flinqué.


Champlevé enamel (Esmalte Champlevé)

Esta técnica ancestral consiste em escavar áreas de uma placa metálica e, em seguida, preencher essas cavidades com esmalte por meio de diversas queimas.


Grisaille enamel au blanc de Limoges (Esmalte Grisaille au blanc de Limoges)

Nesta técnica de origem francesa, o esmalte branco à base de óleo conhecido como “blanc de Limoges” é modelado com um pequeno pincel e uma agulha sobre uma base de esmalte de cor escura para criar habilidosos monocromos.


Longwy enamel on faience (Esmalte Longwy sobre faiança)

Nesta técnica, pela qual é conhecida a cidade de Longwy, no nordeste da França, o esmaltador expõe seu desenho desenhando o característico contorno preto ou “cerne”, e a seguir preenche as células com cores usando um pincel e criando um leve relevo.


Fauré enamel (relief enamel) (Esmalte Fauré (esmalte em relevo))

Através desta técnica, surgida em Limoges no início do século XX, o pó de esmalte muito fino é misturado com uma cola especial e depois aplicado e modelado em camadas espessas e compactas com uma espátula, para obter padrões de relevo.


Wood micromarquetry (Micromarquetaria de madeira)

Esta técnica extremamente elaborada, introduzida pela Patek Philippe para decorar mostradores e fundos de caixas, é usada para produzir pequenos quadros co


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas