'Quando você é pequeno, você deve fazer algo especial para se destacar'
PHILIPPE DUFOUR
Petite Sonnerie
É uma complicação onde o relógio emite um som a cada hora completada, ou seja é emitido um som 24 vezes por dia.
Grande Sonnerie
Enquanto um repetidor de minutos toca as horas, quartos e minutos apenas após a ativação manualmente, uma grande sonnerie (do francês 'grande som') toca as horas e quartos de hora automaticamente - a menos que alguém decida colocar o mecanismo no modo silencioso, ou geralmente possui a função para mante-lo apenas no modo petite sonnerie . Muitas vezes, uma grande sonnerie é combinada com uma petite sonnerie , que toca apenas a cada hora.
Funcionamento
Ao contrário de um repetidor de minutos, um grande sonnerie precisa tocar quatro vezes a cada hora, 24 horas por dia. Este é um grande empreendimento na construção de movimentos, em que os relojoeiros têm que garantir que cada carrilhão esteja no ponto, com o tom certo e o número certo de toques, E que haja energia suficiente para executar a complicação do toque, bem como manter a hora funcionando e com precisão.
Então, para decompô-lo...
Um movimento de mecanismo grande sonnerie tem que ser totalmente integrado ao movimento. Ou seja, ao contrário de alguns movimentos com minute repeater que vêm com um módulo de campainha separado, um movimento grande sonnerie deve ser construído em sua totalidade. Um movimento grande sonnerie normalmente funciona com duas reserva de marcha: uma para acionar o mecanismo principal de cronometragem e outra para o mecanismo de percussão de som.
O Primeiro Grande Sonnerie
Criado por Philippe Dufour que concluiu o primeiro relógio de bolso Grande Sonnerie em 1982, o primeiro de cinco encomendados pela Audemars Piguet. Ele levava cerca de um por ano completo para contruir um relógio com esta complicação, com o numero de relógios encomendados, tudo foi entregue em 1988. Ele contou em muitas ocasiões que cada relógio exigia cerca de 2.000 horas de trabalho, o equivalente a um ano de trabalho em tempo integral.