Este modelo tem um visual maravilhoso, é construído com um padrão de qualidade de dar água na boca, tem um movimento interno cujo design é único e de importância histórica.
Como consequência de ser universalmente apreciado como um relógio vintage raro e muito procurado, um Calendógrafo completamente original é caro hoje, mas ao mesmo tempo sempre terá valor a uma taxa previsível e constante no futuro. Podemos considerar o Calendograph como uma espécie de investimento de primeira linha no mundo dos relógios antigos. É muito improvável que uma peça tão bem estabelecida seja comprada como uma pechincha, e calendógrafos bem preservados raramente são colocados à venda agora, mas, ao mesmo tempo, o valor desses relógios está claramente definido e nunca diminuirá no futuro.
Esta assinatura merece um breve comentário. A “Patente FB” indica que esta caixa foi fabricada para Movado pela empresa François Borgel em Genebra. Borgel foi sem dúvida o caso mais importante que causou preocupação no período entre guerras e fabricou caixas do mais alto nível possível para quase todas as principais casas de luxo suíças, incluindo Omega, Longines, Patek-Philippe e Vacheron Constantin. Esta empresa foi particularmente importante no desenvolvimento dos primeiros relógios de pulso à prova d'água, e se as várias peças raras seladas que atualmente colocamos à venda em nosso site forem inspecionadas, veremos que a maioria delas tinha caixas Borgel. Seria muito interessante saber qual aspecto do caso aqui foi protegido pela concessão de patente. Embora lindamente executado, a construção real deste componente é muito tradicional, por isso podemos assumir com segurança que a característica registrada foram os recessos na lateral da caixa da coroa, estes com dois botões que controlam a exibição do mês e da data, respectivamente.
O mostrador de dois tons completamente original aqui é lindo ao extremo e muito complexo. Em torno de sua borda externa há uma faixa de um minuto, calibrada em intervalos de quinto de segundo. Dentro dele estão os algarismos de 1 a 31, estes obviamente representando os dias do calendário de um mês e, na área central de cor mais clara, encontramos os algarismos arábicos das horas. Embora ligeiramente envelhecido, este mostrador está em condições quase perfeitas, com todos os detalhes numéricos e a assinatura “Movado” nítida e bem definida. Ao longo dos anos, notámos que os mostradores de relógios complicados como o Calendógrafo tendem a deteriorar-se muito mais durante o mesmo período de tempo do que os seus homólogos mais simples. Embora as amostras que vimos possam não ser representativas em nenhum sentido significativo, parece fazer sentido que um relógio com aberturas adicionais na sua caixa para conter vários botões, coroas de corda adicionais, etc., seja provavelmente mais vulnerável a danos causados pelo entrada de poeira, umidade, etc. Encontrar um mostrador completamente original, quase novo, em um relógio complicado da década de 1940 é extraordinário, e certamente a presença deste item terá um efeito importante no aumento do valor da peça como colecionável. Os quatro ponteiros são originais e estão em excelente estado, sendo o ponteiro vermelho do calendário tão colorido que o distingue, à primeira vista, dos ponteiros cromados das horas e dos minutos.