Após sete anos, os SuperOceans que a Breitling produziu estavam começando a ficar obsoletos e, então, em 1964, eles lançaram o ref. 2005, que agora é apelidado de “Slow Counter,”, este foi o primeiro Superocean automático.
Alimentado por uma versão fortemente modificada do Venus cal. 188 que foi renomeado como Valjoux cal. 7731 após a aquisição da Vênus pela Valjoux em 1966.
O ref. 2005 inclui um ponteiro central longo de cronógrafo de movimento lento que leva uma hora inteira para completar uma volta no mostrador, que pode ser usado para cronometrar mergulhos, já que a rotação de um minuto de um ponteiro de cronógrafo normal seria inútil.
Como era impossível saber se o cronógrafo estava funcionando devido à sua lentidão, a Breitling adicionou um indicador na posição das 6 horas. Este indicador mostra um ponto preto completo se não estiver em execução, um ponto amarelo de trítio se estiver e um pequeno ponto amarelo dentro do circulo preto se tiver sido pausado e puder ser reiniciado.
Esta solução simples e intuitiva para um problema dos mergulhadores, mostra o nível de engenhosidade necessário para resolver os problemas que atormentavam os usuários de relógios na era analógica, antes da invenção de equipamentos digitais.
Com uma caixa em aço inoxidável de 42 mm e 14,5 mm de altura, o Breiting ref. 2005 é um relógio imponente para os padrões vintage, e tornou-se um relógio que se enquadra no estilo contemporâneo devido à sua caixa grande e à sua impressionante complicação.