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A História da Baume & Mercier



A Baume & Mercier, uma Maison relojoeira suíça, tem uma história rica e fascinante que abrange quase 200 anos. Com raízes profundas na tradição relojoeira suíça, combina artesanato com inovação e espírito empreendedor, uma combinação que levou à criação de uma das Maisons relojoeiras mais longevas, que desempenhou um papel importante em nossa indústria.

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Fundação e Primeiros Anos


A história da Baume & Mercier começou em 1830, quando os irmãos Louis-Victor e Pierre Joseph Célestin Baume abriram uma relojoaria em Les Bois, uma pequena vila na região suíça do Jura. Sua filosofia é simples, porém poderosa, e se baseia no lema: "Aceite apenas a perfeição, produza apenas relógios da mais alta qualidade".

Em 1847, Pierre Joseph Célestin mudou-se para Londres com o objetivo de expandir os negócios para além do mercado suíço e tornar-se independente de seus distribuidores. Em 1851, a Baume Brothers foi fundada em Clarkenwell. A empresa cresceu rapidamente no Reino Unido e na Comunidade Britânica, conquistando sólida reputação pela precisão e confiabilidade de seus relógios, conquistando inúmeros prêmios e condecorações internacionais, incluindo dez Grand Prix e sete medalhas de ouro.

Os fundadores da casa relojoeira Baume decidiram participar das competições de cronometria organizadas pelo Observatório de Kew, com resultados notáveis: no primeiro ano, três relógios ficaram entre os 7 primeiros da competição e, no ano seguinte, entre os 4 primeiros. Em 1893, a Maison triunfou na competição com um cronógrafo de bolso equipado com um movimento turbilhão, estabelecendo também um recorde de pontuação que permaneceu invicto por 10 anos.

A Baume & Mercier é a sexta relojoaria* mais antiga em atividade, tendo iniciado sua existência em 1830, fundada por Louis-Victor Baume e seu irmão Pierre-Joseph Celestine Baume. No início, a empresa, na época conhecida como "Frères Baume" ("Irmãos Baume"), vendia seus relógios de bolso em uma loja na vila de Les Bois, no Jura suíço. Na década de 1850, a Frères Baume havia construído seus negócios e sua reputação em relojoaria de qualidade o suficiente para abrir uma filial em Londres, um grande mercado e um importante centro de expansão internacional — primeiro para o Reino Unido, depois para a Índia, Austrália, Nova Zelândia, Cingapura e outras nações que na época faziam parte do Império Britânico. 

Os relógios produzidos pelos irmãos Baume no final do século XIX incluíam complicações de ponta, como cronógrafos, calendários, turbilhões e repetidores de minutos. Eles também eram famosos por sua precisão e exatidão, tendo conquistado 10 prêmios Grand Prix e sete medalhas de ouro por medição de tempo em exposições internacionais, incluindo a do Observatório de Kew, em Londres, em 1892, por um relógio de bolso com cronômetro equipado com turbilhão. Os resultados cronométricos desse relógio foram inigualáveis ​​por mais de 10 anos. 

O Encontro com Paul Mercier


Paul Mercier é filho de uma costureira parisiense e de um oficial do exército czarista. Sua intensa paixão por aprender e por idiomas o levou, desde jovem, a falar sete deles fluentemente. Após um breve período no exército, ele deixou a Rússia e retornou a Londres, onde assumiu os negócios da relojoaria Haas em Genebra, que percebeu seu potencial.

Enquanto isso, William Baume, representante da terceira geração da família homônima e único herdeiro, assumiu as rédeas da empresa. Segundo a tradição, William finalmente conheceu Paul Mercier em Genebra, em 1912.

Em 1918, os dois decidiram unir forças e suas visões de excelência e inovação em design de relógios, fundando a Baume & Mercier Genève. Em 27 de agosto de 1920, às 8h, a empresa registrou sua marca registrada, que consistia em um oval interno com as letras B, M e G. Essa parceria marcou o início de um novo capítulo na história da empresa, com a criação de relógios icônicos que combinavam elegância e precisão técnica.

Em 1919, a Maison recebeu o Poincon de Genève, uma das certificações mais importantes do mundo da alta relojoaria.

1918 - 1950: Paul Mercier e o alvorecer do Deco

À medida que os relógios de pulso se tornaram dominantes, para homens e mulheres, após a Primeira Guerra Mundial, a terceira geração da família fundadora Baume liderou a empresa em seu próximo capítulo com a ajuda de um imigrante russo na Suíça cujo nome de nascimento era Paul Tchereditchenko. A mãe suíça de Paul ficou viúva após a morte do marido, um oficial do exército russo, em um acidente de caça, após o que ela e o filho se mudaram da Rússia para Paris, onde Paul adotou o sobrenome da mãe, Mercier. William Baume, neto de Louis-Victor, firmou uma parceria com Paul Mercier, que na época trabalhava como joalheiro em Londres, para formar a nova empresa Baume & Mercier em 1918. Com sede em Genebra, capital da relojoaria suíça, a nova empresa, que recebeu o prestigioso Poinçon de Genève em 1919 por sua relojoaria, abraçou tanto a nova era dos relógios de pulso quanto o ethos de design do movimento Art Déco que varria a Europa e as Américas na década de 1920. A Baume & Mercier foi pioneira na área de caixas de relógios moldadas, bem como movimentos de alta precisão, e expandiu sua distribuição para o mundo todo.

Os Loucos Anos Vinte, é claro, foram mais do que arte e arquitetura: a era também deu origem a noções mais liberais sobre os papéis e liberdades femininas. No centro dessa evolução estavam duas emendas à Constituição dos EUA: a 18ª, aprovada em 1919, que inaugurou a Lei Seca e a ascensão das Flappers, e a 19ª, aprovada em 1920, que garantiu às mulheres o direito ao voto. A Baume & Mercier assumiu desde cedo a tarefa de fornecer relógios que seriam especificamente voltados para essa nova geração de mulheres empoderadas, utilizando a expertise de Paul Mercier em joias para produzir uma série de relógios femininos baignoire (em formato de banheira) ao longo das décadas de 1920 e 1930. 


Foi na década de 1940 — muito depois da Lei Seca ter sido revogada pela 21ª Emenda — que a Baume & Mercier criou seu relógio feminino de maior sucesso, o Marquise; projetado como um pequeno relógio aninhado dentro de uma pulseira estilo bracelete, não era apenas eminentemente prático, mas também uma das primeiras uniões notáveis ​​entre cronometragem e alta joalheria. Também estreando na Segunda Guerra Mundial, o relógio Hampton original, notável por sua caixa retangular inspirada no Art Déco, um modelo que seria ressuscitado no século XXI para apelar à nostalgia vintage da era moderna.

Décadas de 1950-1980: Stardust, Galaxie, Riviera, Avant-Garde


De meados ao final do século XX, a Baume & Mercier buscou um equilíbrio harmonioso em seu ethos de design — daí a mudança para caixas de relógio redondas clássicas em muitos de seus modelos, particularmente aqueles voltados para o público masculino, bem como a eventual adoção da letra grega Phi como logotipo da marca na década de 1960. Os chamados relógios "Golden Fifties" que a Baume & Mercier lançou nas décadas de 1950 e 1960 — que incluíam complicações como fases da lua, calendários triplos e cronógrafos, bem como combinações dessas e de outras funções — foram os ancestrais e inspirações diretas para a atual série Clifton de elegantes relógios redondos masculinos. Muitos dos movimentos dessa era da Baume & Mercier eram calibres mecânicos ultrafinos feitos pela relojoeira e joalheira Piaget, que havia adquirido a empresa em 1964.

A Baume & Mercier também continuou a se aventurar em formatos criativos e inovadores para seus relógios femininos na década de 1970, produzindo os modelos Stardust e Galaxie, lembrados com carinho, ambos vencedores do prestigioso prêmio Rosa de Ouro de Baden-Baden. Para seu relógio masculino mais memorável da época, o Riviera, lançado em 1973, a Baume & Mercier combinou um mostrador redondo tradicional com uma caixa e luneta de aço dodecaédrica (ou seja, de 12 lados) integradas a uma pulseira esportiva de aço de três elos. Lançado apenas um ano após o Audemars Piguet Royal Oak, que definiu o gênero, o Riviera foi uma das primeiras vanguardas de relógios esportivos de aço de design agressivo — e, em última análise, muito influentes — que também incluíam o Patek Philippe Nautilus e o Girard-Perregaux Laureato. Na década de 1980, a Baume & Mercier capturou novamente o espírito dos relógios de luxo com o Avant Garde, um relógio fino e integrado de ouro com linhas laterais que percorriam a caixa, a pulseira e o mostrador, em uma configuração semelhante a contemporâneos populares como o Concord Delirium e o Piaget Polo original. 


Décadas de 1950-1980: Stardust, Galaxie, Riviera, Avant-Garde


De meados ao final do século XX, a Baume & Mercier buscou um equilíbrio harmonioso em seu ethos de design — daí a mudança para caixas de relógio redondas clássicas em muitos de seus modelos, particularmente aqueles voltados para o público masculino, bem como a eventual adoção da letra grega Phi como logotipo da marca na década de 1960. Os chamados relógios "Golden Fifties" que a Baume & Mercier lançou nas décadas de 1950 e 1960 — que incluíam complicações como fases da lua, calendários triplos e cronógrafos, bem como combinações dessas e de outras funções — foram os ancestrais e inspirações diretas para a atual série Clifton de elegantes relógios redondos masculinos. Muitos dos movimentos dessa era da Baume & Mercier eram calibres mecânicos ultrafinos feitos pela relojoeira e joalheira Piaget, que havia adquirido a empresa em 1964.

A Baume & Mercier também continuou a se aventurar em formatos criativos e inovadores para seus relógios femininos na década de 1970, produzindo os modelos Stardust e Galaxie, lembrados com carinho, ambos vencedores do prestigioso prêmio Rosa de Ouro de Baden-Baden. Para seu relógio masculino mais memorável da época, o Riviera, lançado em 1973, a Baume & Mercier combinou um mostrador redondo tradicional com uma caixa e luneta de aço dodecaédrica (ou seja, de 12 lados) integradas a uma pulseira esportiva de aço de três elos. Lançado apenas um ano após o Audemars Piguet Royal Oak, que definiu o gênero, o Riviera foi uma das primeiras vanguardas de relógios esportivos de aço de design agressivo — e, em última análise, muito influentes — que também incluíam o Patek Philippe Nautilus e o Girard-Perregaux Laureato. Na década de 1980, a Baume & Mercier capturou novamente o espírito dos relógios de luxo com o Avant Garde, um relógio fino e integrado de ouro com linhas laterais que percorriam a caixa, a pulseira e o mostrador, em uma configuração semelhante a contemporâneos populares como o Concord Delirium e o Piaget Polo original. 


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