O Primeiro Navitimer "All Black" - AOPA
Em 1952, Willy Breitling foi abordado pela renomada Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves dos EUA (AOPA) e solicitado a criar um novo cronógrafo para seus membros.
Ele então decidiu desenvolver um instrumento inovador de pulso que permitiria aos pilotos realizar todos os cálculos de voo necessários, incluindo velocidade média, distância percorrida, consumo de combustível, taxa de subida ou descida e conversão de milhas em quilômetros ou milhas náuticas.
Naquela época, os cálculos exigiam uma régua de cálculo logarítmica. Willy Breitling adaptou, portanto, a régua de cálculo logarítmica original do Chronomat da década de 1940 para fins de aviação e integrou-a numa luneta rotativa, rodeada por pequenas contas para facilitar a sua manipulação.
O diâmetro da caixa desta primeira versão é de 41 milímetros, o que era grande para a época – grande o suficiente para garantir que todas as informações fornecidas pelo mostrador fossem fáceis de ler. A legibilidade foi ainda melhorada pelos algarismos árabes de grandes dimensões preenchidos com rádio que contrastavam eficientemente com o mostrador preto. Quanto ao nome, nada poderia ser mais intuitivo do que Navitimer. Após dois anos, em 1954 o Navitimer foi finalmente apresentado à AOPA, e foi um sucesso instantâneo entre os membros da associação.
Nos registros de produção desta primeira série mostram que 1.100 destes foram produzidos em pequenos lotes de 100 a 300 unidades entre Julho de 1954 e Janeiro de 1955, a marca BREITLING está ausente nos mostradores destes relógios feitos exclusivamente para a AOPA, e foram produzidos com o movimento Valjoux cal. R72b - são considerados o Santo Graal dos Navitimers para os colecionadores.