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Breitling Navitimer - O relógio de piloto mais famoso do mundo



O Navitimer (o nome é uma combinação de “navegação” e “temporizador”) não foi o primeiro relógio com régua de cálculo, o mérito pertence ao Chronomat da Breitling, lançado em 1942. O Chronomat foi um digno precursor do Navitimer.

Em 1954 a Breilting em parceria com  e a Aircraft Owners & Pilots Association (AOPA) lançou o Navitimer.

AOPA o adotou imediatamente como o seu relógio oficial, a combinação do endosso dos pilotos e as funcionalidades do Navitimer, o tornou o favorito entre os pilotos de todo o mundo.

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Breitling | Navitimer para a jornada | História do Navitimer

O Primeiro Navitimer "All Black" - AOPA

Em 1952, Willy Breitling foi abordado pela renomada Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves dos EUA (AOPA) e solicitado a criar um novo cronógrafo para seus membros.

Ele então decidiu desenvolver um instrumento inovador de pulso que permitiria aos pilotos realizar todos os cálculos de voo necessários, incluindo velocidade média, distância percorrida, consumo de combustível, taxa de subida ou descida e conversão de milhas em quilômetros ou milhas náuticas.

Naquela época, os cálculos exigiam uma régua de cálculo logarítmica. Willy Breitling adaptou, portanto, a régua de cálculo logarítmica original do Chronomat da década de 1940 para fins de aviação e integrou-a numa luneta rotativa, rodeada por pequenas contas para facilitar a sua manipulação.

O diâmetro da caixa desta primeira versão é de 41 milímetros, o que era grande para a época – grande o suficiente para garantir que todas as informações fornecidas pelo mostrador fossem fáceis de ler. A legibilidade foi ainda melhorada pelos algarismos árabes de grandes dimensões preenchidos com rádio que contrastavam eficientemente com o mostrador preto. Quanto ao nome, nada poderia ser mais intuitivo do que Navitimer. Após dois anos, em 1954 o Navitimer foi finalmente apresentado à AOPA, e foi um sucesso instantâneo entre os membros da associação.


Nos registros de produção desta primeira série mostram que 1.100 destes foram produzidos em pequenos lotes de 100 a 300 unidades entre Julho de 1954 e Janeiro de 1955, a marca BREITLING está ausente nos mostradores destes relógios feitos exclusivamente para a AOPA, e foram produzidos com o movimento Valjoux cal. R72b - são considerados o Santo Graal dos Navitimers para os colecionadores.

Out/1955 - O Ultimo Lote dos Navitimers AOPA

No último lote de produção de 200 Navitimers com o movimento Valjoux R72 em outubro de 1955, finalmente a Breitling adicionou a referência 806 no modelo no fundo da caixa, e começou a experimentar variações de logotipo para sua distribuição normal – adicionando “BREITLING” ou “BREITLING GENEVE” nos mostradores, e em alguns exemplares escassos continham apenas a letra “B” aplicada.

Em outubro de 1955, a produção em massa do Venus cal. 178 Navitimer começou, o primeiro lote de 1.000 unidades mostra o nível de confiança no seu sucesso – tem sido um dos seus relógios mais vendidos até hoje. A aviação era o principal mercado da BREITLING na década de 1950.

Breitling Navitimer Ref 806 (Crédito: Douglas Gravina)

O NAVITIMER «TWIN-JET»

Em 1957, o Navitimer teve uma evolução nos submostradores para a cor branca que confere modernidade e legibilidade.

Pouco depois, o bezel evoluiu de «de contas» para «serrilhado» e, por volta de 1965, o Navitimer recebeu o famoso logótipo twin-jet, constituído por dois aviões sobrepostos, enquanto alguns logótipos anteriores também se mantiveram em produção.

Este novo design eleva o “cronógrafo favorito dos pilotos” a um novo nível, tornando-se um ícone inigualável quando usado por nomes importantes, como o grande instrumentista de jazz Miles Davis e os campeões de Fórmula 1 Jim Clark, Graham Hill e até Jo Siffert.

A partir de então, seja num avião, num barco ou num carro, o Navitimer é visto em todo o lado.

O Primeiro Navitimer Automático

1969

Em 1969, surigu o Breitling Navitimer Chrono-Matic com a Ref. 1806, sendo o primeiro Navitimer automático com o Cal. 11, e um diâmetro de 47 mm.

O calibre 11 é um movimento baseado no Buren 1282 com microrotor e não foi projetado para anexar um mecanismo de cronógrafo. Isso levou à coroa às 9 horas. O homem por trás do desenvolvimento deste novo calibre foi Gérald Dubois, que trabalhava para a Dépraz Cie (agora famosa pelo nome de Dubois Dépraz).

Utilizando como base o movimento Buren 1282 (um movimento automático fino e com um micro-rotor), Dubois trabalhou em conjunto com Jack Heuer e Willy Breitling para desenvolver esta nova ideia de um cronógrafo automático. E essa cooperação levou à criação de um mecanismo de cronógrafo modular, adicionado o módulo de cronógrafo sobre o mecanismo Buren, por essa razão, o microrotor é invisível, ficando no interior do mecanismo.

Nasceu então o lendário Calibre 11, juntamente como novo Breitling Navitimer Chrono-Matic Ref 1806.

1986

Em 1986, foi lançado o Breitling Navitimer (Referência 81600), que ficou famoso, pois foi o relógio do cantor Serge Gainsbourg, ele até incorporou seu próprio estilo único ao usar o relógio em uma pulseira de rally distinta feita de platina.


Desde então, o Navitimer tem sido um pilar da coleção Breitling e foi equipado com os movimentos mais complicados e prestigiosos da marca, incluindo o Calibre Manufatura Breitling 01 em 2010 e um calibre cronógrafo de fração de segundo em 2017.

Com uma carreira de mais de 65 anos, o Navitimer é o Breitling mais icónico alguma vez já fabricado e continua a ser o melhor instrumento de pulso dos pilotos até hoje.


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