Logo Time66

Universal Geneve Uni-Compax



A Universal Geneve introduziu o modelo Uni-Compax em 1936, ao eliminar o Compur. Ao longo das décadas de 1940 e 1950, a Universal Geneve produziu dezenas de referências com o nome Uni-Compax no mostrador. Embora todos fossem movidos pela família calibre 285, eles variavam em tamanho, formato, material e praticamente todos os outros aspectos. 

Avaliar
Últimos comentários

Se o Big Eye parece ousado e moderno, o Uni-Compax anterior aos anos 1960 parece clássico e discreto. Barato em comparação com um Compax ou Tri-Compax da época - e muito mais barato que os Pateks com os quais pode ter sido vendido nos EUA - as muitas variações quase sugerem um esforço para fazer um cronógrafo simples que pudesse agradar (e ser acessível). por todos. O cronógrafo para o povo. Se, de fato, esse é o ethos unificador da Uni-Compax, é difícil contestar, e um ethos que persiste até hoje.

Hoje, os cronógrafos Universal Geneve das décadas de 1940 e 1950 representam um ponto de entrada acessível para a coleção vintage. Os movimentos cronógrafos de Martel desta época deram literalmente origem ao movimento Zenith El Primero, o “primeiro” calibre cronógrafo automático.

Com alguns exemplos custando apenas alguns milhares de dólares, o Uni-Compax é uma maneira legítima de possuir um pedaço daquele cronógrafo histórico  e  possuir um relógio que fica confortavelmente ao lado do Patek Philippes no balcão de relógios.

Alguns dos modelos Uni-Compax mais colecionáveis ​​​​desta época são modelos superdimensionados - medindo 38 mm de diâmetro - especialmente aqueles com caixas à prova d'água fabricadas pela Spillman (martelo 136 em caixas de ouro, para quem segue em Sala. Spillman também fabricava caixas Rolex Oyster) .


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas