O Tri-Compax foi o auge da coleção Compax e recebeu o nome de suas três funções: calendário, cronógrafo e fases da lua. Foi uma maravilha técnica no seu lançamento e um relógio de sucesso para a marca. Os primeiros modelos usavam o Universal Genève Cal. 287 e 481, que eram movimentos Martel modificados, também compartilhados com o Zenith na época. Vale ressaltar que o Cal. 287 é suposto ser o mesmo que o Zenith Cal. 156, enquanto o Universal Genève Cal. 481 é baseado no Cal anterior. 281; que coincidiria com o Zenith 122.
A Zenith teria sido na altura cliente da Universal Genève, que tinha uma relação estreita e incerta com a Martel. Embora seja claro que Martel fez movimentos para a Universal Genève, deve ser dito que o papel da Martel na formação do movimento da Universal Genève tem sido um ponto de discórdia e confusão. Algumas fontes indicam que a produção de cronógrafos da Universal Genève foi inteiramente interna durante as décadas de 1930 e 1940... mas as patentes (recuperadas de um famoso tópico Watchuseek) mostram o contrário.
Além disso, é possível que a Universal Genève detivesse ações da Martel ou tivesse um acordo exclusivo para os seus movimentos de cronógrafo. Em qualquer caso, o facto principal é que Martel fez movimentos para a Universal Genève.