Trecho da atuação de Marlon Branco no filme Apocalipse Now - 1979
O Rolex de Brando
1972
O Rolex GMT-Master referência 1675 de Marlon Brando saiu da fábrica em 1972, é feito de aço inoxidável, um diâmetro de 39mm e nunca foi polido. Ele possui todas as curvas e arestas originais, com uma exceção importante que fez história: o próprio Brando gravou pessoalmente "M. Brando" na parte de trás do relógio.
1979
Lançado nos cinemas dos EUA em meados de agosto de 1979, Apocalypse Now (que foi inspirado no livro Heart Of Darkness, de Joseph Conrad ) se passa no cenário mais amplo da Guerra do Vietnã, quando o Capitão Willard (retratado por Martin Sheen) é enviado rio acima para o Camboja. em uma missão para matar um coronel Walter E. Kurtz (Brando). Kurtz enlouqueceu na selva e suas atividades e operações extracurriculares entraram em conflito com os altos escalões militares.
Dirigido por Francis Ford Coppola (e escrito por John Milius, que também ostentava um GMT-Master), Apocalypse Now é muito mais do que um filme de guerra e oferece uma lição totalmente não casual sobre insanidade, ego e os conceitos de controle. e poder. É um filme maravilhoso, cerebral e intimidante que recompensa a repetição progressiva de assisti-lo, e é onde Marlon Brando atua como protagonista, no papel Kurt'z com seu GMT-Master 1675. .
1995
Quando chegou a formatura de sua filha adotiva Petra Brando Fischer, em 1995, Brando deu a ela o relógio com uma carta escrita à mão endereçada a "Petra (garota dos sonhos)", e ela o guardou por vários anos antes de entregá-lo ao marido Russel na noite de núpcias em 2003.
2019
Em dezembro de 2019, o Rolex de Brando foi vendido no leilão "Game Changers" da Phillips em Nova York, por quase 2 milhões de doláres.
2023
Em 06 de novembro de 2023, ele foi novamente leiloado e vendido por mais de 5 milhões de dólares e está entre os cerca de 100 relógios congelados por ordem do tribunal numa disputa legal entre um colecionador e a casa de leilões Christie's.
Mohammed Zaman, um homem de negócios de Omã e colecionador de relógios, apresentou uma queixa civil em Genebra depois de a Christie's ter leiloado 113 relógios da sua colecção pessoal, a 6 de Novembro, por um total de 42,4 milhões de dólares (perto de 40 milhões de euros).
Segundo a Christie's, um tribunal de Genebra ordenou que os relógios permanecessem guardados a sete chaves na casa de leilões até à resolução do caso. Entre eles está o relógio que Brando usou no filme Apocalypse Now, que se distingue pela falta da luneta e pelo nome do actor gravado.