Logo Time66

O Rolex GMT-Master de Marlon Brando



Poucas performances de Hollywood foi tão amedrontador quanto a de Marlon Brando no papel do coronel Walter E. Kurtz em Apocalypse Now, de 1979 . Brando trouxe um carisma perturbador a Kurtz que parece cativante até hoje, mesmo enquanto ele se debruçava sobre monólogos excruciantes sobre os horrores da guerra. Como muitos dos grandes atores de Hollywood, esse foi o brilhantismo de Brando – permanecer Marlon Brando mesmo enquanto habitava completamente seu personagem. Um dos artefatos históricos remanescentes que evidenciam essa dualidade foi vendido no leilão Game Changers da Phillips em10 de dezembro de 2019, em Nova York: o Rolex que Brando usou para o papel .

Este relógio é como um tanque, escreveu Brando em nota quando deu o relógio à sua filha Petra Brando Fischer nos anos 90, como presente de formatura da faculdade. Você pode fazer o que quiser e isso continuará funcionando. Quero que você tenha isso como um lembrete de como estou orgulhoso de você.

Avaliar
Últimos comentários

O Rolex GTM-Master Ref 1675

O Rolex GTM-Master Ref 1675, é a segunda geração deste celebre modelo, que foi lançado em 1959, sendo a primeira versão a Ref 6542 de 1954. é um relógio com tema de aviação da marca e que teve uma vida longa e ilustre, serviu com grande distinção até 1980; uma produção prolífica de mais de 20 anos que o garante como um dos Rolex vintage mais fáceis de encontrar. Muitas vezes é a porta de entrada para o mundo da coleção de relógios esportivos Rolex antigos.


Todos os relógios de referência GMT-Master 1675, no entanto, não são criados iguais. Sim, existem variações no acabamento do mostrador, no formato da proteção da coroa e nos números dos calibres. Mas, além disso, existem também alguns modelos Rolex GMT-Master 1675 com mostradores de marca compartilhada circulando no mercado vintage.

Esses exemplos incomuns são relíquias de uma época em que a Rolex permitia que outras empresas carimbassem logotipos nos mostradores dos relógios. Curiosamente, algumas destas empresas não sobreviveram devido a falências, aquisições ou rebranding; no entanto, os relógios Rolex que levam seus nomes continuam vivos. 

Trecho da atuação de Marlon Branco no filme Apocalipse Now - 1979

O Rolex de Brando


1972

O Rolex GMT-Master referência 1675 de Marlon Brando saiu da fábrica em 1972, é feito de aço inoxidável, um diâmetro de 39mm e nunca foi polido. Ele possui todas as curvas e arestas originais, com uma exceção importante que fez história: o próprio Brando gravou pessoalmente "M. Brando" na parte de trás do relógio.


1979

Lançado nos cinemas dos EUA em meados de agosto de 1979, Apocalypse Now (que foi inspirado no livro Heart Of Darkness, de Joseph Conrad ) se passa no cenário mais amplo da Guerra do Vietnã, quando o Capitão Willard (retratado por Martin Sheen) é enviado rio acima para o Camboja. em uma missão para matar um coronel Walter E. Kurtz (Brando). Kurtz enlouqueceu na selva e suas atividades e operações extracurriculares entraram em conflito com os altos escalões militares. 

Dirigido por Francis Ford Coppola (e escrito por John Milius, que também ostentava um GMT-Master), Apocalypse Now é muito mais do que um filme de guerra e oferece uma lição totalmente não casual sobre insanidade, ego e os conceitos de controle. e poder. É um filme maravilhoso, cerebral e intimidante que recompensa a repetição progressiva de assisti-lo, e é onde Marlon Brando atua como protagonista, no papel Kurt'z com seu GMT-Master 1675. . 


1995

Quando chegou a formatura de sua filha adotiva Petra Brando Fischer, em 1995, Brando deu a ela o relógio com uma carta escrita à mão endereçada a "Petra (garota dos sonhos)", e ela o guardou por vários anos antes de entregá-lo ao marido Russel na noite de núpcias em 2003. 


2019

Em dezembro de 2019, o Rolex de Brando foi vendido no leilão "Game Changers" da Phillips em Nova York, por quase 2 milhões de doláres.


2023

Em 06 de novembro de 2023, ele foi novamente leiloado e vendido por mais de 5 milhões de dólares e está entre os cerca de 100 relógios congelados por ordem do tribunal numa disputa legal entre um colecionador e a casa de leilões Christie's.

Mohammed Zaman, um homem de negócios de Omã e colecionador  de relógios, apresentou uma queixa civil em Genebra depois de a Christie's ter leiloado 113 relógios da sua colecção pessoal, a 6 de Novembro, por um total de 42,4 milhões de dólares (perto de 40 milhões de euros).

Segundo a Christie's, um tribunal de Genebra ordenou que os relógios permanecessem guardados a sete chaves na casa de leilões até à resolução do caso. Entre eles está o relógio que Brando usou no filme Apocalypse Now, que se distingue pela falta da luneta e pelo nome do actor gravado.


Quando a Rolex substituiu a referência GMT-Master original 6542 pela ref. Modelo 1675 em 1959, a empresa introduziu algumas atualizações notáveis ​​no então novo modelo. Primeiro, o 1675 GMT-Master tinha guardas de coroa – um detalhe que faltava na referência anterior. Para acomodar os novos ombros que flanqueiam a coroa, a caixa do 1675 cresceu 2 mm, atingindo 40 mm de diâmetro. Além disso, outra mudança importante que a Rolex fez foi substituir a luneta de baquelite usada no antigo 6542 por uma luneta de alumínio no GMT-Master 1675.


Como a Rolex produziu o GMT-Master 1675 durante duas décadas, a referência sofreu algumas mudanças ao longo de sua história. Por exemplo, os primeiros exemplos de 1675 tinham guardas da coroa pontiagudos (conhecidos como PCG ou El Cornino), que eventualmente evoluíram para os guardas mais arredondados com os quais estamos familiarizados hoje. Além disso, os mostradores da ref. 1675 mudou com o tempo; os primeiros exemplares eram equipados com mostrador dourado brilhante, caracterizado por mostradores pretos brilhantes com texto em tons dourados. A partir de meados dos anos 60, a empresa mudou para mostradores pretos mate com texto branco. A partir daí, existem diversas variações de mostrador adicionais, incluindo mostradores brilhantes com ou sem anel de capítulo e diversas variações de mostrador fosco categorizadas em diferentes “Marcas” de Mark 0 a Mark 6. O GMT apresentado nesta análise apresenta o raro e altamente procurado Marca 3 Mostrador Radial . A Rolex também adicionou a opção de um 1675 com moldura totalmente preta no início dos anos setenta para ficar ao lado dos modelos com as icônicas molduras “Pepsi” GMT-Master em azul e vermelho.


Por fim, a Rolex também atualizou o movimento dentro do GMT-Master 1675. O primeiro a alimentar a referência 1675 foi o Calibre 1565, que opera a uma frequência de 18.000 batimentos por hora. Em meados da década de 1960, esse movimento foi substituído pelo Calibre 1575 com uma frequência aumentada de 19.800 bph. Em 1971, a Rolex adicionou o recurso de hacking ao Calibre 1575, que permite que o ponteiro dos segundos pare ao ajustar a hora.

O Rolex GTM-Master Ref 1675


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas