|
Charles Gérald Genta ( Genebra , 1 de maio de 1931 – 17 de agosto de 2011 ), filho de mãe suíça e pai italiano, foi um designer e joalheiro suíço , conhecido pela marca de relógios de mesmo nome e pelo seu trabalho de design desenvolvido com outras marcas de relógios como: IWC , Universal Genève , Omega SA , Patek Philippe, Audemars Piguet, dentre outras... A Christie's New York chama o trabalho de Genta de "o Fabergé dos relógios", enquanto o The Wall Street Journal considera seus trabalhos "os relógios mais complicados e caros do mundo". Ele é considerado um dos designers de relógios mais importantes da história.Em 1954, depois de concluir os estudos como ourives e joalheiro, obtendo um diploma federal suíço, foi recrutado pela Universal Geneve, um dos mais renomados fabricantes de relojoaria, particularmente respeitado pelos seus cronógrafos. Foi aqui, aos 23 anos, que desenhou o Universal Geneve Polerouter, um relógio que comemorou os voos polares da companhia aérea Scandinavian e que se tornou um dos maiores sucessos da marca.
|
Universal Geneve Polerouter -1954Em 1954 e com apenas 23 anos , após litígio relativo à patente relativa ao revolucionário sistema de micro-rotor (que foi conquistada pela Universal Genève), Gérald Genta estabeleceu o design do SAS Polarouter; um relógio comemorativo dos voos polares da empresa Scandinavian Airlines System. A empresa suíça queria que ele criasse um relógio que se tornaria o relógio oficial dos pilotos da companhia aérea. Veio de forma a premiar o feito alcançado pelos pilotos da época que conseguiram chegar a Los Angeles via Copenhaga através do Pólo Norte. A versão Polarouter, rapidamente rebatizada de Polerouter, imaginada pelo famoso designer, se tornaria um dos maiores sucessos da marca. Muito rapidamente, notaremos a marca do designer através da escolha do mostrador minimalista e da escolha dos puxadores torcidos que dão uma aparência robusta e elegante. Ele também criou o design do White Shadow, ou mesmo do Golden Shadow da Universal Genève, relógios muito procurados na época por sua extrema elegância.
|
|
Universal Geneve Disco Volante -1956O design realmente se resume aos detalhes. A parte frontal do case é lindamente escovada verticalmente, e na borda do case há uma faixa polida, um detalhe para notar o outro. Essas camadas de acabamento trazem uma camada adicional de dimensão à aparência do pulso e se justapõem perfeitamente ao design minimalista do mostrador e dos ponteiros.
|
|
Omega Constellation Pie Pan -1959O Omega Constallation Pie Pan (Forma de Torta) foi lançado em em 1959, a Omega revelou o Constellation produzido em série a partir de 1952, uma família de relógios originalmente destinada a homens equipados com o calibre 354. Duas características marcantes distinguiram os primeiros membros da família Constellation: uma estrela e o nome do relógio acima das 6 horas. marcador e fundo selado com medalhão representando o Observatório de Genebra coroado por uma constelação de oito estrelas. A imagem do observatório foi projetada para evocar as façanhas da Omega em cronometria e seus recordes mundiais de precisão estabelecidos em 1933 e 1936 em Kew-Teddington.
|
|
Rolex Celline King Midas - 1964Em 1964, a Rolex lançou o relógio de ouro mais pesado do mercado – apropriadamente nomeado em homenagem ao rei Midas da mitologia grega, famoso por sua capacidade de transformar em ouro tudo o que tocava. Apresentando um movimento de corda manual e uma silhueta pouco convencional composta por uma caixa assimétrica com uma pulseira grossa integrada, o relógio King Midas foi esculpido em um único bloco de ouro amarelo ou branco 18k e pesava entre 150 e 200 gramas. Além de ser o relógio de ouro mais pesado de sua época, foi também o Rolex mais caro de sua época. O King Midas pode não ser um relógio Rolex famoso hoje, mas alguns nomes lendários o usaram décadas atrás. O mais famoso de todos foi o Rei do Rock Roll, Elvis Presley. O relógio (nº 343) foi dado a Elvis depois de realizar seis shows no Houston Livestock Show and Rodeo em 1970. Hoje, esse mesmo Rolex King Midas está em exibição em Graceland, em Memphis, Tennessee. Além disso, o ator John Wayne também possuía um Rolex King Midas (nº 557), que foi vendido em 2011 durante o leilão dos bens pessoais de John Wayne. Naquela época, o Rolex do Duke foi vendido por US$ 26.290, o que era bem mais de três vezes a estimativa de pré-venda. O King Midas também apareceu em um filme de James Bond. Durante o filme de 1974, o Homem da Pistola de Ouro, o relógio pode ser visto no pulso de Francisco Scaramanga – vilão interpretado por Christopher Lee. No entanto, é importante salientar que o seu Midas foi um modelo posterior que pertenceu à coleção Cellini, e não um dos relógios originais Rolex King Midas de edição limitada.
|
|
Omega Constellation C Shape - 1964O C-Shape foi a terceira execução da coleção Constellation da Omega e lançada em 1964. Também foi projetado por ninguém menos que Gerald Genta, ele deveria se tornar uma revolução no design da linha, enquanto o Pie-Pan ainda estava em produção! Em forte contraste com o apelo Artdeco tardio das Constelações Pie-Pan, o C-Shape apresentava uma aparência de mostrador muito mais limpa, com ponteiros finos em bastão e marcadores a jato. Uma abordagem contemporânea ao conceito de Constelação.
|
|
IWC Ingenieur SL - 1976Em 1974, 20 anos após a sua introdução, a IWC contratou o freelancer Gerald Genta para o design da sua nova geração Ingenieur e de vários outros designs . Todas essas peças deveriam fazer parte da nova coleção SL (Steel Line). Finalmente, o novo Ingenieur foi introduzido no mercado em 1976 como a referência 1832.
|
|
Audemars Piguet Royal Oak - 1972As coisas realmente esquentaram para Gérald Genta em 1970, quando ele foi contratado pela primeira vez para projetar o primeiro relógio esportivo de luxo em aço que mudaria para sempre o segmento da categoria com o Audemars Piguet Royal Oak – seu design inspirado em capacetes de mergulho vintage. Gérald Genta em um comentário: “Inspirado num capacete de mergulho vintage preso com parafusos, o modelo foi desenhado numa noite apenas. Ele transferiu o formato octogonal para o desenho desta peça, mantendo os parafusos na luneta.”
|
|
Patek Philippe Nautilus - 1976Projetar um ícone lendário como o Royal Oak por si só garantiu o lugar de Genta no Monte Rushmore do design de relógios. Mas, quatro anos depois, Gérald Genta criaria o maior rival do Royal Oak: o Patek Philippe Nautilus . Gérald Genta explica como nasceu o Nautilus: “Da mesma forma que o Royal Oak, também ele foi inspirado no mundo náutico, mas desta vez retirado das vigias dos navios transatlânticos. O relógio foi batizado de Nautilus em homenagem ao submarino do Capitão Nemo no romance 20.000 Léguas Submarinas de Júlio Verne . Segundo a história, ele desenhou o relógio em cinco minutos em um guardanapo de papel em um restaurante.”
|
|
Locomotive Seiko Credor (1979)Outro design da Genta que muitos traçam um paralelo com um antecessor, em 1979, Gérald Genta foi recrutado pela Seiko Credor para criar um relógio para o então presidente da corporação Reijiro Hattori. Embora a caixa, a luneta e a pulseira possam lembrá-lo do Royal Oak, o relógio aparentemente não foi inspirado em temas náuticos ou de mergulho. Como o próprio nome sugere, a musa do design do Credor Seiko foi a 'locomotiva' ou trens. Detalhes sutis conferem ao relógio uma aparência distinta, como um novo formato para os elos intermediários, a maneira como a caixa se integra à pulseira, o padrão do mostrador (em linha com a estética inspirada na natureza que vemos hoje na Seiko), uma coroa às 4:00 e um movimento de quartzo interno.
|
|