Logo Time66

O legado de Gerald Genta


Compartilhar postagem:

Charles Gérald Genta ( Genebra , 1 de maio de 1931 – 17 de agosto de 2011 ), filho de mãe suíça e pai italiano, foi um designer e joalheiro suíço , conhecido pela marca de relógios de mesmo nome e pelo seu trabalho de design desenvolvido com outras marcas de relógios como: IWC , Universal Genève , Omega SA , Patek Philippe, Audemars Piguet, dentre outras...

A Christie's New York chama o trabalho de Genta de o: Fabergé dos relógios, enquanto o The Wall Street Journal considera seus trabalhos os relógios mais complicados e caros do mundo. Ele é considerado um dos designers de relógios mais importantes da história.

Em 1954, depois de concluir os estudos como ourives e joalheiro, obtendo um diploma federal suíço, foi recrutado pela Universal Geneve, um dos mais renomados fabricantes de relojoaria, particularmente respeitado pelos seus cronógrafos. Foi aqui, aos 23 anos, que desenhou o Universal Geneve Polerouter, um relógio que comemorou os voos polares da companhia aérea Scandinavian e que se tornou um dos maiores sucessos da marca.

Avaliar
Últimos comentários

Charles Gérald Genta ( Genebra , 1 de maio de 1931 – 17 de agosto de 2011 ), filho de mãe suíça e pai italiano, foi um designer e joalheiro suíço , conhecido pela marca de relógios de mesmo nome e pelo seu trabalho de design desenvolvido com outras marcas de relógios como: IWC , Universal Genève , Omega SA , Patek Philippe, Audemars Piguet, dentre outras...

A Christie's New York chama o trabalho de Genta de "o Fabergé dos relógios", enquanto o The Wall Street Journal considera seus trabalhos "os relógios mais complicados e caros do mundo". Ele é considerado um dos designers de relógios mais importantes da história.Em 1954, depois de concluir os estudos como ourives e joalheiro, obtendo um diploma federal suíço, foi recrutado pela Universal Geneve, um dos mais renomados fabricantes de relojoaria, particularmente respeitado pelos seus cronógrafos. Foi aqui, aos 23 anos, que desenhou o Universal Geneve Polerouter, um relógio que comemorou os voos polares da companhia aérea Scandinavian e que se tornou um dos maiores sucessos da marca.


Universal Geneve Polerouter -1954

Em 1954 e com apenas 23 anos , após litígio relativo à patente relativa ao revolucionário sistema de micro-rotor (que foi conquistada pela Universal Genève), Gérald Genta estabeleceu o design do SAS Polarouter; um relógio comemorativo dos voos polares da empresa Scandinavian Airlines System.

A empresa suíça queria que ele criasse um relógio que se tornaria o relógio oficial dos pilotos da companhia aérea. Veio de forma a premiar o feito alcançado pelos pilotos da época que conseguiram chegar a Los Angeles via Copenhaga através do Pólo Norte. A versão Polarouter, rapidamente rebatizada de Polerouter,  imaginada pelo famoso designer, se tornaria um dos maiores sucessos da marca. Muito rapidamente, notaremos a marca do designer através da escolha do mostrador minimalista e da escolha dos puxadores torcidos que dão uma aparência robusta e elegante. Ele também criou o design do White Shadow, ou mesmo do Golden Shadow da Universal Genève, relógios muito procurados na época por sua extrema elegância.

Universal Geneve Disco Volante -1956

O design realmente se resume aos detalhes. A parte frontal do case é lindamente escovada verticalmente, e na borda do case há uma faixa polida, um detalhe para notar o outro. Essas camadas de acabamento trazem uma camada adicional de dimensão à aparência do pulso e se justapõem perfeitamente ao design minimalista do mostrador e dos ponteiros.

Omega Constellation Pie Pan -1959

O Omega Constallation Pie Pan (Forma de Torta) foi lançado em em 1959, a Omega revelou o Constellation produzido em série a partir de 1952, uma família de relógios originalmente destinada a homens equipados com o calibre 354. Duas características marcantes distinguiram os primeiros membros da família Constellation: uma estrela e o nome do relógio acima das 6 horas. marcador e fundo selado com medalhão representando o Observatório de Genebra coroado por uma constelação de oito estrelas. A imagem do observatório foi projetada para evocar as façanhas da Omega em cronometria e seus recordes mundiais de precisão estabelecidos em 1933 e 1936 em Kew-Teddington.

Rolex Celline King Midas - 1964

Em 1964, a Rolex lançou o relógio de ouro mais pesado do mercado – apropriadamente nomeado em homenagem ao rei Midas da mitologia grega, famoso por sua capacidade de transformar em ouro tudo o que tocava. Apresentando um movimento de corda manual e uma silhueta pouco convencional composta por uma caixa assimétrica com uma pulseira grossa integrada, o relógio King Midas foi esculpido em um único bloco de ouro amarelo ou branco 18k e pesava entre 150 e 200 gramas. Além de ser o relógio de ouro mais pesado de sua época, foi também o Rolex mais caro de sua época. 

O King Midas pode não ser um relógio Rolex famoso hoje, mas alguns nomes lendários o usaram décadas atrás. O mais famoso de todos foi o Rei do Rock Roll, Elvis Presley. O relógio (nº 343) foi dado a Elvis depois de realizar seis shows no Houston Livestock Show and Rodeo em 1970. Hoje, esse mesmo Rolex King Midas está em exibição em Graceland, em Memphis, Tennessee.

Além disso, o ator John Wayne também possuía um Rolex King Midas (nº 557), que foi vendido em 2011 durante o leilão dos bens pessoais de John Wayne. Naquela época, o Rolex do Duke foi vendido por US$ 26.290, o que era bem mais de três vezes a estimativa de pré-venda.

O King Midas também apareceu em um filme de James Bond. Durante o filme de 1974, o Homem da Pistola de Ouro, o relógio pode ser visto no pulso de Francisco Scaramanga – vilão interpretado por Christopher Lee. No entanto, é importante salientar que o seu Midas foi um modelo posterior que pertenceu à coleção Cellini, e não um dos relógios originais Rolex King Midas de edição limitada.

Omega Constellation C Shape - 1964

O C-Shape foi a terceira execução da coleção Constellation da Omega e lançada em 1964. Também foi projetado por ninguém menos que Gerald Genta, ele deveria se tornar uma revolução no design da linha, enquanto o Pie-Pan ainda estava em produção! Em forte contraste com o apelo Artdeco tardio das Constelações Pie-Pan, o C-Shape apresentava uma aparência de mostrador muito mais limpa, com ponteiros finos em bastão e marcadores a jato. Uma abordagem contemporânea ao conceito de Constelação.

IWC Ingenieur SL - 1976

Em 1974, 20 anos após a sua introdução, a IWC contratou o freelancer Gerald Genta para o design da sua nova geração Ingenieur e de vários outros designs . Todas essas peças deveriam fazer parte da nova coleção SL (Steel Line). Finalmente, o novo Ingenieur foi introduzido no mercado em 1976 como a referência 1832.

Audemars Piguet Royal Oak - 1972

As coisas realmente esquentaram para Gérald Genta em 1970, quando ele foi contratado pela primeira vez para projetar o primeiro relógio esportivo de luxo em aço que mudaria para sempre o segmento da categoria com o Audemars Piguet Royal Oak – seu design inspirado em capacetes de mergulho vintage. Gérald Genta em um comentário: “Inspirado num capacete de mergulho vintage preso com parafusos, o modelo foi desenhado numa noite apenas. Ele transferiu o formato octogonal para o desenho desta peça, mantendo os parafusos na luneta.”

Patek Philippe Nautilus - 1976

Projetar um ícone lendário como o Royal Oak por si só garantiu o lugar de Genta no Monte Rushmore do design de relógios. Mas, quatro anos depois, Gérald Genta criaria o maior rival do Royal Oak: o Patek Philippe Nautilus . Gérald Genta explica como nasceu o Nautilus: “Da mesma forma que o Royal Oak, também ele foi inspirado no mundo náutico, mas desta vez retirado das vigias dos navios transatlânticos. O relógio foi batizado de Nautilus em homenagem ao submarino do Capitão Nemo no romance 20.000 Léguas Submarinas de Júlio Verne . Segundo a história, ele desenhou o relógio em cinco minutos em um guardanapo de papel em um restaurante.”

Locomotive Seiko Credor (1979)

Outro design da Genta que muitos traçam um paralelo com um antecessor, em 1979, Gérald Genta foi recrutado pela Seiko Credor para criar um relógio para o então presidente da corporação Reijiro Hattori. Embora a caixa, a luneta e a pulseira possam lembrá-lo do Royal Oak, o relógio aparentemente não foi inspirado em temas náuticos ou de mergulho. Como o próprio nome sugere, a musa do design do Credor Seiko foi a 'locomotiva' ou trens. Detalhes sutis conferem ao relógio uma aparência distinta, como um novo formato para os elos intermediários, a maneira como a caixa se integra à pulseira, o padrão do mostrador (em linha com a estética inspirada na natureza que vemos hoje na Seiko), uma coroa às 4:00 e um movimento de quartzo interno.


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas