|
Esta é uma série de 4 relógios com mascaras tribais da Vacheron Constantin, lançada em 2009.
Embora os pintores, escultores e poetas tenham apreciado rapidamente o valor artístico intrínseco destes objectos, as instituições demoraram um pouco mais, pelo que estas máscaras e estatuetas eram mais frequentemente expostas em museus etnográficos do que em museus de arte.
O valor da arte tribal não reside essencialmente no seu aspecto estético, embora este seja importante. A sua verdadeira beleza está ligada ao seu uso e uso, às mãos que o seguraram e tocaram. Para não falar dos poderes que lhe foram conferidos num determinado continente, num determinado momento, por um determinado povo, de acordo com uma determinada tradição religiosa. Tal como os retábulos da Idade Média ou os frescos de Giotto, estas máscaras têm uma função associada às iniciações e aos ritos religiosos e denotam distinção social. São, ao mesmo tempo, a personificação de uma divindade e de uma entidade espiritual, bem como um espelho oferecido aos homens, através dos tempos e das fronteiras, encorajando-os a colocarem-se aquelas questões universais relacionadas com os mistérios do nascimento, da vida e da vida. morte e à relação entre o visível e o invisível, entre o humano e o divino.
|
Vacheron Constantin Métiers d’Art Les Masques Indonesia MaskA obra-prima do relógio de pulso Vacheron Constantin Metiers Dart Les Masques Indonesia Mask REF.86070/000G-9399 é decorada com uma máscara indonésia da ilha de Lombaka, o povo Sasak. Ao seu redor estão quatro pequenos mostradores que mostram horas, minutos, dia da semana e data.
|
|
A Máscara
Máscara indonésia (ilha de Lombok, povo Sasak). A expressão congelada na máscara lembra confusão ou perplexidade, esta máscara tem traços bastante realistas, ao mesmo tempo que é feita em algumas formas geométricas. Olhos grandes são claramente visíveis. Este relógio de pulso retrata o rosto de um homem idoso com bochechas encovadas, olheiras e olheiras. Rugas especialmente profundas cortam a testa da máscara e a área do rosto entre o nariz e a boca. Essas rugas dão vida ao rosto e dão uma expressão dramática ao personagem, que parece ter erguido as sobrancelhas e aberto a boca com certa surpresa. Esse homem idoso era um personagem frequente em apresentações no teatro balinês Wayang Topeng. Os atores que usavam máscaras não conseguiam falar porque tinham que prender os dentes em uma tira de couro presa à máscara para mantê-la no rosto. Em vez de atores, eram contadores de história que descreviam situações no palco e detalhavam essas ações e emoções dos personagens através dos gestos.
O PoemaAlém da máscara, o mostrador do relógio Les Masques Indonesia é decorado com poemas escritos em sua homenagem pelo poeta francês Michel Butor: “Eu danço a duração esperando a paciência a resistência ao sofrimento e ao infortúnio a lentidão dos dias e das noites gaguejando o reconhecimento a resignação mas a vigilância a precipitação dos meses e o engolfamento dos anos.” Os versos estão localizados ao redor de uma cópia da máscara. Você só pode notá-los olhando para o mostrador de um determinado ângulo. Este efeito é conseguido graças a uma técnica especial de pulverização.
Especificações do Relógio- Calibre: 2460 G4 - mecanico automático
- Estanqueidade: 30 metros
- Reserva de marcha: 40 horas
- Diâmetro: 40 mm
- Material da caixa: Ouro Branco
- Complicações: o mostrador possui quatro janelas nas quais os minutos, horas, dia da semana e data são exibidos por meio de discos giratórios.
|
|
Vacheron Constantin Métiers d’Art Les Masques China MaskA Máscara Vacheron Constantin Metiers Dart Les Masques China REF.86070/000J-9400 é dedicada à China Antiga , mais precisamente ao Tibete (Budismo Tântrico séculos XVI-XVII) . O relógio não tem os ponteiros habituais. Minutos, horas, data e dia da semana são mostrados em diferentesc antos do mostrador.
|
|
A Máscara
A máscara chinesa Zangs-'Bag (Tibete, Budismo Tântrico, séculos XVI-XVII). Parece que esta máscara “meio vazia” emite alguma energia mística. E, ao mesmo tempo, o nariz, feito com muita naturalidade, sugere que esta máscara com a expressão congelada tem algo de humano. A espiritualidade e a divindade da máscara são expressas com a ajuda de uma mandola (uma figura oval, algo como uma auréola sobre as cabeças dos santos), na qual se desenha um olho, a mandola está localizada na “testa” da máscara . Desenhado com o maior requinte, um friso de arabescos e volutas revestidos de ouro emoldura os vazios. Este tipo de máscara zangs-'bag é usada por certos monges da seita do boné amarelo dGe-lugs-pa. Eles intervêm durante as danças ligadas ao culto de Kâlacakra (a Roda do Tempo).
O PoemaAlém da máscara, o mostrador do relógio Les Masques China é decorado com poemas escritos em sua homenagem pelo poeta francês Michel Butor: “Eu me cerco de meus enfeites o vazio se abrindo em seus olhos e na sua boca um terço olho aparecendo na testa para guiá-lo em seus esforços para o labirinto de suas vidas e os de seus filhos que continuam suas aventuras.” Os versos estão localizados ao redor de uma cópia da máscara. Você só pode notá-los olhando para o mostrador de um determinado ângulo. Este efeito é conseguido graças a uma técnica especial de pulverização.
Especificações do Relógio- Calibre: 2460 G4 - mecanico automático
- Estanqueidade: 30 metros
- Reserva de marcha: 40 horas
- Diâmetro: 40 mm
- Material da caixa: Ouro Amarelo 18k
- Complicações: o mostrador possui quatro janelas nas quais os minutos, horas, dia da semana e data são exibidos por meio de discos giratórios.
|
|
Vacheron Constantin Métiers d’Art Les Masques Mexico MaskA obra-prima do relógio Vacheron Constantin Metiers Dart Les Masques Mexico Mask REF.86070/000p-9401 é dedicada à cultura do México Antigo com a imagem de uma máscara pendurada da cultura Mezcala (300-100 aC). em perfeita harmonia com a caixa de platina e a pulseira de couro preta.
|
|
A Máscara
A máscara pendente mexicana (Guerero, cultura Mazcala). Esta máscara pendente fala do virtuosismo genial do seu criador; combina as influências de diversas culturas num só estilo. O perfil imponente e robusto combina elementos abstratos e naturais. O nariz e a boca aquilinos com cantos voltados para baixo parecem mais do que realistas. A cultura Mazcala tinha o estranho costume de enterrar os corpos dos mortos sob o chão de suas casas. Em conexão com o culto existente de adoração aos seus antepassados, os túmulos estavam cheios de pequenas esculturas de pedra, que eram estatuetas humanas assexuadas, cabeças, discos decorativos ou placas decoradas com rostos humanos pintados, e várias máscaras e figuras de animais também foram colocadas no sepulturas
O PoemaAlém da máscara, o mostrador do relógio Les Masques Mexico é decorado com poemas escritos em sua homenagem pelo poeta francês Michel Butor: “Na dança venho golpear em intervalos regulares o coração cujas palpitações são incentivadas pelos gritos que reverberam nas paredes que nos protegem dos fantasmas de felinos e inimigos que se arriscariam em nossas terras.” Os versos estão localizados ao redor de uma cópia da máscara. Você só pode notá-los olhando para o mostrador de um determinado ângulo. Este efeito é conseguido graças a uma técnica especial de pulverização.
Especificações do Relógio- Calibre: 2460 G4 - mecanico automático
- Estanqueidade: 30 metros
- Reserva de marcha: 40 horas
- Diâmetro: 40 mm
- Material da caixa: Platina
- Complicações: o mostrador possui quatro janelas nas quais os minutos, horas, dia da semana e data são exibidos por meio de discos giratórios.
|
|
Vacheron Constantin Métiers d’Art Les Masques Gabon MaskO mostrador da Vacheron Constantin Metiers Dart Les Masques Gabon Mask REF.86070/000r-9402, que os criadores dedicaram ao incrível país do Gabão, contém uma mensagem misteriosa escrita em um círculo em cristal de safira em letras douradas, mas esta mensagem pode só pode ser lido com iluminação especial.
|
|
A Máscara
A máscara Ngontang (África, Gabão Ocidental, povo Fang).Uma certa contenção desta máscara branca, uma expressão melancólica e uma boca ligeiramente aberta no formato da letra “o ” falam da especial sensibilidade e sentimentalismo de seu fabricante. A máscara é coberta com coalina branca (uma matéria-prima cerâmica especial). A cor branca do povo Fang, como muitas outras tribos africanas, era associada ao espírito da morte. A uma expressão facial poderosa e expressiva é obtida por meio de uma linha vertical no local onde deveria estar o nariz, bem como com o auxílio de escarificações (entalhes), enfatizando o queixo e a testa. As sobrancelhas curvas divergem da ponte do nariz em duas direções . Essa máscara era usada em danças rituais dedicadas ao culto aos ancestrais. No entanto, esse culto não tinha nenhuma formação religiosa especial; o dançarino principal tinha que observar gestos rituais especiais. Essas danças eram organizadas para proteger o povoado da magia negra e mal
O PoemaAlém da máscara, o mostrador do relógio Les Masques Gabon é decorado com poemas escritos em sua homenagem pelo poeta francês Michel Butor: “A linha do meu nariz se estende entre as sobrancelhas na testa e do outro lado até o queixo pela boca é como uma flecha puxada por um arco em direção às extensões celestiais além das nuvens ou naturalmente o pássaro em que sua alma se transforma.” Os versos estão localizados ao redor de uma cópia da máscara. Você só pode notá-los olhando para o mostrador de um determinado ângulo. Este efeito é conseguido graças a uma técnica especial de pulverização.
Especificações do Relógio- Calibre: 2460 G4 - mecanico automático
- Estanqueidade: 30 metros
- Reserva de marcha: 40 horas
- Diâmetro: 40 mm
- Material da caixa: Ouro Rosa
- Complicações: o mostrador possui quatro janelas nas quais os minutos, horas, dia da semana e data são exibidos por meio de discos giratórios.
|
|