Após o seu nascimento, Su Wukong viveu com o clã dos macacos guerreiros, e demonstrava o seu valor... Logo no inicio de sua história ele encontra a sua nova morada e para o clã dos símios, na cachoeira Shui Lian Dong. Logo após os macacos o nomearam como Rei.
Entretanto, o Rei Macaco se tornou consciente, e depois da morte de um dos macacos ele percebe que sua hora também chegaria a algum dia. Por isso, decidiu ir em busca da imortalidade, fantasiando-se com roupas humanas.
Ao sair da convivência do clã dos macacos, ele encontra com um mestre budista ou taoísta (existe variações, em diferentes versões da história), o qual este mestre, apesar de sua resistência inicial, acaba por acolhê-lo, e lhe dando um nome e o treinando, onde então Sun Wukong adquiri várias habilidades, tais como a capacidade de se transformar em outros animais e objetos (não conseguindo esconder a sua calda), e de dar impressionantes saltos de dezenas de quilômetros, e poder voar através de uma nuvem - a cloud somersault.
Mas um dia, o mestre depois de ver que o Rei Macaco usava seus dons como um espetáculo, ele decidi manda-lo embora do templo. Depois de acabar sua formação, este ser realizou numerosas viagens com o objetivo de alcançar a imortalidade. Entre elas se destaca a viagem ao Palácio do Rei Dragão do Mar do Leste, de onde roubaria o bastão Ru Yi Bang, que mantinha o equilíbrio dos mares, mas em pose de Sun Wukung se transformou em poderosa arma (algo que gerou vários cataclismos). O Rei Macaco também viajou até o inferno para registrar seu nome e o do resto dos macacos do livro da vida e da morte.
Em sua época, era governado pelo imperador de Jade, onde o mesmo decide leva-lo e outorgar-lhe com um título nobiliário. Primeiro ele o outorga com um título de protetor de cavalos dos estábulos imperiais, mas, depois de um conflito, decide acrescentar-lhe como o guardião da horta de pêssegos da Imortalidade. Mas um dia lhe foi negado o acesso a um banquete em honra da Imperatriz, e Sun Wukong se enfurece e decide roubar os pêssegos da imortalidade do senhor Daoísta Laozi, e destrói também a sua horta.
Logo, o imperador envia cem mil guerreiros para detê-lo e ordena a sua execução. Mas o Sun Wukong já tinha ingerido os pêssegos da imortalidade, e nada podia mata-lo chegaram até a incinerado no Forno dos Oito Trigramas, onde queimou até que o instrumento se explodiu. Mas isso não bastou para acabar com ele.
O imperador então solicita a ajuda de Buda, e Buda então teve a ideia de desafiar o Rei Macaco, então lhe faz uma aposta, que ele não seria capaz de saltar até a palma de sua mão, e que se conseguisse, seria nominado imperador, caso contrário seria preso. Sun Wukong aceitou a aposta e saltou, até o que ele acreditou que era o fim do universo, e onde só conseguiu enxergar cinco colunas, caindo em uma delas, onde urina para marcar até onde tinha chegado, mas ao descer, descobre que os pilares eram na verdade os dedos de Buda; e que então havia perdido a aposta. Quando Wukong tentou fugir, Buda o agarra e coloca a sua mão dentro de uma montanha. e o sela no local com uma folha de papel talismã no qual estava escrito o mantra: Om Mani Padme Hum em letras douradas, que fizeram com que Sun Wukong permanecesse aprisionado por cinco séculos