Logo Time66

Big Zero Malevich



O relógio Raketa Big Zero Malevich é uma colaboração entre a Raketa e a Galeria Estatal Tretyakov (o principal museu de arte nacional da Rússia). Suponho que pareça tão diferente de outros relógios porque na verdade não foi planejado para ser um relógio. Pelo contrário, esta foi uma obra de arte desde o início. Inspirado (e nomeado em homenagem) ao artista de vanguarda Kazimir Malevich, o relógio faz referência à sua obra-prima abstrata de 1915, o Quadrado Preto.


Avaliar
Últimos comentários

Raketa Big Zero Malevich watch / Часы Ракета Big Zero Малевич

Kazimir Malevich, nascido em 1879, é um artista digno de inspirar os relógios de uma empresa que já utiliza conceitos “vanguardistas” em alguns dos seus relógios. Nascido na Ucrânia em uma família polonesa que mais tarde se mudou para Moscou, Kazimir Malevich foi um artista prolífico que dedicou grande parte de seu tempo ao surrealismo e à abstração. Em 1915, pintou a primeira de suas pinturas de quadrados pretos”, que, como o nome sugere, são grandes quadrados pretos pintados sobre tela. Em retrospecto, muitos historiadores da arte reconhecem Malevich como o artista que iniciou oficialmente a era da arte abstrata como a conhecemos. Os quadrados pretos são projetados especificamente para que seu significado não seja absoluto, mas possa ser interpretado pelo observador.

Para criar cada um dos relógios BIG ZERO Malevich de aparência única (devido aos materiais naturais usados), os artesãos da Raketa usam peças finas e cuidadosamente cortadas de jade preto, jade e violan. O resultado é uma composição assustadoramente semelhante em apresentação (dimensionada apenas para o pulso) ao trabalho original do Black Square de Kazimir Malevich. O que completa o círculo da história deste relógio Raketa é que o nome “BIG ZERO” (uma família maior de produtos da Raketa) também apoia uma referência a um apelido dado à pintura do Quadrado Preto pelos críticos de arte, que se referem a ela como o “ ponto zero do movimento da arte abstrata.”

A edição limitada em 300 peças do BIG ZERO Malevich contém mostradores com o uso da marchetaria especiais, que usam pedaços de pedras lapidadas, selecionadas e montadas à mão para recriar lindamente o trabalho seminal da expressão artística abstrata.

Visto de outro ângulo, o BIG ZERO Malevich é a resposta de Raketa ao famoso relógio Movado Museum Dial - feito pelo o designer e artista do século 20 Nathan George Horwitt (que era um imigrante russo na América).


A Raketa BIG ZERO Malevich é feito de aço inoxidável e é resistente à água até 100 metros. Um cristal de safira com revestimento anti-reflexo fica no mostrador, enquanto o fundo da caixa abriga outro cristal que alimenta o movimento.

Possui uma pulseira de couro preta medindo 38,8 mm de largura e  20 mm de largura. A pulseira é muito especial, não só porque está fixada na caixa, mas também pelo revestimento vermelho brilhante que confere o calor e modernidade deste relógio, que é uma representação relojoeira muito precisa da arte abstrata de cerca de 1915.   

O relógio BIG ZERO Malevich é movido por um movimento mecânico automático fabricado pela Raketa conhecido como calibre 2615. O movimento opera a uma frequência constante de 2,5 Hz  (18.000 bph) e oferece reserva de marcha de 40 horas. O movimento é totalmente decorado à mão como um “relógio Neva”. A parte traseira da caixa do relógio está gravada com uma frase em russo que significa:



Tudo que é grande no mundo pode ser reduzido a um grande zero


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas