Logo Time66

Seikosha Tensoku Dokei conhecido como Kamikaze, pois foi usado pelos aviadores japoneses suicidas


Compartilhar postagem:

O nascimento do famoso modelo aviador Tensoku Dokei 47mm fabricado pela Daini Seikosha Co, uma ramificação da Hattori & Co, em final de 1940, eles foram fornecidos especialmente para os pilotos da Marinha Imperial Japonesa, no período de 1941 a 1945.

A história deste relógio, assim como a história da própria Seiko, colaboraram por momentos importantes da Segunda Guerra Mundial, como nas missões de Pearl Harbor e na Batalha de Okinawa.

Os Seikos Kamikaze hoje são relógios muito caros, podendo chegar a 50.000 dólares ou mais em um leilão, muito colecionáveis, e extremamente raros pois sabemos que a maioria foram explodidos junto com os Kamikaze, perdidos durante a guerra e muitos deles ou o que sobram deles, estão no fundo o Oceano Pacifico.

Avaliação
5,0
baseado em 1 avaliações

5 estrelas - 1
4 estrelas - 0
3 estrelas - 0
2 estrelas - 0
1 estrelas - 0
Avaliar
Últimos comentários

O enorme relógio de aviador Tensoku de 47 mm é o modelo de produção mais famoso da Daini Seikosha Co. e foi apresentado pela primeira vez com um movimento de 15 joias que foi carimbado como tal. A qualidade foi rebaixada ao longo da guerra para 9 e depois 7 joias devido a restrições de fornecimento de matéria prima.

Os mostradores foram pintados à mão, utilizando rádio nos ponteiros, nos marcadores e nos algarismos 3/6/8/12. Parece que estes relógios são particularmente radioativos até hoje, de acordo com David Thomson do Museu Britânico (provavelmente os mais radioativos da sua colecção).

O movimento é um movimento clássico Seikosha usado em muitos modelos. É um movimento de 19 linhas, com 15 joias no inicio e espiral Bréguet. Parece que a Seikosha usou diferentes versões do mesmo movimento dependendo do estoque disponível. O mesmo movimento foi encontrado em relógios de bolso ou em relógios de operadoras ferroviárias e telefônicas.

A Seikosha fornecia além dos relógios de pulso, relógios que deveriam equipar as cabines dos aviões. Os relógios de cabine e de pulso compartilhavam o mesmo movimento básico.

A maioria dos pilotos usavam o relógio da cabine pendurado no pescoço, preso por um pedaço de tecido de paraquedas, conforme a foto anterior.


KAMIKAZE OU TOKKOTAI?

Kamikaze significa “Vento dos Deuses” e refere-se a diversos elementos da história e cultura japonesa, principalmente às duas tempestades que afundaram as tropas de Kublai Khan, neto de Genghis Khan, durante as tentativas de invasões mongóis em 1274 e 1281. Essas duas tempestades tornaram-se símbolos da proteção divina contra o invasor.

Hoje, os japoneses falam mais de Tokkotai, que é nome da unidade de ataque especial, servindo talvez para desviar o termo kamikaze que seriam soldados ordenados a executar a missão tirando a sua própria vida.

O primeiro "ataque especial" do exército japonês ocorreu durante a Batalha de Xangai em 1932. Os soldados se explodiram com uma bomba em território inimigo, mas descobriu-se que esta missão não era para ser uma missão suicida e que os soldados em questão perderam seus vivas simplesmente porque um pavio era muito curto...

Este incidente, bem como alguns outros (como os atraques de Pearl Harbor em 1941) foram retomados pela propaganda japonesa, a fim de tornar estes heróis mortos prontos a sacrificar as suas jovens vidas pela pátria. Sendo as noções de honra e lealdade preceitos fundamentais do bushido, o caminho do guerreiro ao qual os samurais respondiam, tais atos eram percebidos pela população como o sacrifício final de guerreiros honrados e fiéis ao Imperador.Este incidente, bem como alguns outros (como os atraques de Pearl Harbor em 1941) foram retomados pela propaganda japonesa, a fim de tornar estes heróis mortos prontos a sacrificar as suas jovens vidas pela pátria. Sendo as noções de honra e lealdade preceitos fundamentais do bushido, o caminho do guerreiro ao qual os samurais respondiam, tais atos eram percebidos pela população como o sacrifício final de guerreiros honrados e fiéis ao Imperador.

Durante a Segunda Guerra Mundial foram registrados vários casos de aviões sendo atingidos pelo inimigo e preferindo perecer levando consigo o maior número possível de vítimas mas não se tratava de missão suicida propriamente dita, mas sim de morrer da forma mais ”eficiente” possível.


Final de outubro de 1944

O Vice-almirante Takijiro Onishi formou a unidade Shikishima para a Batalha de Leyte em outubro de 44, a sua missão era clara: três caças tinham a missão de atacar o St Lo, um porta-aviões americano localizado ao largo da costa das Filipinas. Os pilotos designados sabiam que estariam decolando pela última vez, enviados para a ultima missão.

E mais uma vez a propaganda japonesa quis fazer a população acreditar que se tratava de um ato de bravura e que os futuros heróis tinham orgulho de serem eleitos pelo Imperador como seu escudo divino.

A unidade Shikishima, composta por três kamikaze e duas escoltas, consegue então afundar o St Lo, porta-aviões americano estacionado no Golfo de Leyte.


O Vento Divino - Heróis da Nação

O famoso Yukio Seki morreu como herói ao enviar seu Mitsubishi Zero contra o convés de um porta-aviões americano. Ele foi o chefe do primeiro grupo de ataque especial (ou tokkotai) da unidade Shikishima.

Os americanos estavam às portas do Japão e o Estado-Maior japonês sabiam que as Filipinas eram um ponto estratégico e essencial para se manter. A solução contra o inimigo americano parece pronta ,se um ou dois aviões fossem suficientes para afundar tal navio, então foi estimado que o sacrifício de trezentos ou mais vidas seriam descartadas e conseguiriam pôr fim à Guerra do Pacífico.

Yukio Seki, um jovem e distinto piloto de apenas 23 anos, é imediatamente elevado à categoria de herói nacional, filho do Império oferecendo a vida pela sua pátria.


Isao Matsuo também tem 23 anos. Assim como Yukio Seki, foram escolhidos para sacrificar as suas vidas pelo Imperador, lançando seus caças contra o porta-aviões americano.

Aqui está a carta que Isao Matsuo escreveu para sua família, poucas horas antes de sua decolagem final, em 29 de novembro de 1944.


Queridos pais,

Vocês podem me parabenizar. Foi-me oferecida a oportunidade de ter uma morte soberba. Hoje é meu último dia. O destino da nossa pátria depende desta batalha decisiva nos Mares do Sul, onde cairei, como as pétalas de uma cerejeira radiante.

Serei o escudo de Sua Majestade, morrerei uma bela morte com meu líder de esquadrão e meus amigos. Como eu gostaria de ter nascido sete vezes, para atacar o inimigo todas as vezes!

Como aprecio ter a oportunidade de morrer como um homem! Sou profundamente grato a vocês, que me criaram, me cercando com suas orações constantes e todo o seu amor. E também sou grato ao meu líder de esquadrão e a todos os meus superiores, que cuidaram de mim como se eu fosse seu próprio filho e que me treinaram com tanto carinho.

Obrigado, meus pais, por esses 23 anos em que vocês cuidaram de mim e me orientaram. Espero que o que faço agora possa retribuir, pelo menos em pequena parte, o que você fizeram por mim. Pensem bem de mim e saibam que seu Isao morreu pelo nosso país. Este é meu último desejo. Não há mais nada que eu queira.

Minha mente retornará para vocês. Aguardo a visita de vocês ao Santuário Yasukuni. Cuide bem de vocês.

Quão gloriosa é a unidade Giretsu das forças de ataque especiais, cujos bombardeiros Suisei atacarão o inimigo! Nosso objetivo é afundar o porta-aviões inimigo. Os cinegrafistas vieram tirar fotos. Você pode me ver no noticiário.

Somos dezesseis guerreiros pilotando bombardeiros. Que a nossa morte seja repentina e limpa, como um cristal que se quebra.


Escrito em Manila, há um dia antes da nossa missão.

Isao.

Páginas desta postagem: 1 de 1


Você pode gostar

Ver Mais

Marcas




Você tem um relógio?

Anuncie conosco.

Anunciar

© Todos os direitos reservados. PorTime66